Atividades

A Educação no Campo, particularidades e situação atual

Pesquisa em Foco
Panorama dos Estudos e Pesquisas sobre o Rural na Educação

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Programa

Os professores que atuam nas escolas da zona rural, em geral se deparam com um quadro que quase não ocorre com os professores da zona urbana, ou seja, são obrigados a trabalhar com classes multisseriadas, situação para a qual, nem sempre estão preparados.

Muitos cursos de Pedagogia não trabalham com fundamentos teóricos e práticos, voltados para a análise da realidade do trabalhador rural, daí a necessidade de se discutir o trabalho destes professores, uma vez que, a maioria das escolas rurais são unidocentes.

Nesse encontro pretende-se refletir sobre os problemas e perspectivas para a educação das pessoas que vivem e trabalham no campo, considerando-se que em sua maioria, as escolas rurais e seus profissionais exercem papel fundamental nas comunidades onde estão inseridas, para além dos objetivos das atividades formais.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Jaime Souzza)

Palestrantes

Luiz Bezerra Neto

Luiz Bezerra Neto

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação na UFSCar. É coordenador do Curso de Pedagogia da Terra, do programa Escola da Terra na mesma universidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ARROYO, M. G. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In: MOLINA, M. (Org.). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
BASSO, Jaqueline Daniela. SANTOS NETO, José Leite dos. BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. (org.) Pedagogia Histórico-crítica e Educação: História, desafios e perspectivas atuais. São Carlos, Pedro e João editores, 2017.
BEZERRA NETO, L. Educação do campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, p. 150-168, jun. 2010.
BEZERRA NETO, L. O movimento dos trabalhadores rurais sem terra e seu projeto educativo. In: BITTAR, M.; LOPES, R. E. Estudos em Fundamentos da Educação. São Carlos: Pedro e João Editores, 2007.
BEZERRA NETO, Luiz. Educação Rural no Brasil: Do ruralismo pedagógico ao movimento por uma educação do campo. São Carlos, Pedro e João editores, 2017.
CALDART, R. S. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. São Paulo: Estudos Avançados, 2001.
CALDART, R. S. Pedagogia do movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
CALDART, Roseli Salete. Educação em Movimento: Formação de educadoras e educadores no MST. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
Conferência Nacional por uma Educação do Campo. 2., 2004, Luziânia, Texto Avulso.
GUIMARÃES, A. Não existem creches na zona rural. Portal do MEC, Brasília, 30 jul. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10970>. Acesso em: 15 jun. 2012.
KOLLING, E. J. et al. Por uma educação básica do campo. Brasília: MST/Unb/CNBB/UNICEF/UNESCO, 1999.
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OLIVEIRA, M. A. de. As bases filosóficas e epistemológicas de alguns projetos de educação do campo: do pretendido marxismo à aproximação ao ecletismo pós-moderno. Curitiba, UFPR, setor de educação, Tese, 2008.
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SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: CONGRESSO ANUAL DE HISTÓRIA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 20., 2005 - Associação Nacional de História em Educação Brasileira, 2005, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2005. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/ artigos_frames/artigo_036.html>.

Data

26/02/2018 a 26/02/2018

Dias e Horários

Segunda, 14h às 18h

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira