Patrimônio cultural e a sociedade contemporânea
Voltar para o início
Programa
Uma ampla diversidade (social, temporal e regional) de estilos de vida contribui para moldar a diversidade do patrimônio cultural e suas formas contemporâneas. As características específicas do patrimônio cultural esloveno e sua relação com a vida contemporânea resultam em grande medida da posição geográfica do país - intersecta três regiões e quatro sistemas etnolinguísticos -, que possibilita a criação de condições para o desenvolvimento e formulação de formas culturais e estilos de vida específicos.
As mudanças sociais no mundo moderno aceleram a combinação de culturas gastronômicas, costumes festivos e rituais. Muitas tradições estão se tornando apenas objeto de memória histórica preservada, enquanto outras novas tradições surgem e, com elas, novas formas e relações. A combinação de culturas gastronômicas também conduz a diferentes abordagens acerca das reuniões festivas à mesa. Em breve, será necessário explorar mais as relações internacionais entre o patrimônio gastronômico e a contemporaneidade, considerando as características das culturas regionais e suas singularidades a fim de buscar novas formas de harmonia no espectro social mais amplo.
Atividade realizada em parceria com a União dos Eslovenos do Brasil (UEB).
*Haverá tradução simultânea.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Plamen Agov - studiolemontree.com - CC 3.0)
Palestrantes

Janez Bogataj
Professor honorário do Departamento de Etnologia e Antropologia Cultural da Universidade de Ljubljana, Eslovênia. Presidente da comissão para as artes da Câmara de Comércio e Indústria da Eslovênia. Foi diretor do Museu Dolenjska (Eslovênia) e curador de inúmeras exposições em Munique, Los Angeles, Tóquio, Viena, entre outras.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/03/2018 a 15/03/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.