Atividades

Palestra discute os resultados da pesquisa Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo

Pertencimento e acolhimento no Sesc

Voltar para o início Pertencimento e acolhimento no Sesc

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Na pesquisa de campo realizada para o projeto "Cultura e lazer: as práticas físico-esportivas dos frequentadores do SESC em São Paulo", foi identificado que uma das principais motivações, por parte daqueles que iam às diversas unidades para frequentarem a instituição, era a busca pela "cura".

Eram idosos, crianças, jovens, pais, mães, e tantos outros, que frequentavam os equipamentos para a realização de alguma prática físico-esportiva por recomendação médica. No entanto, percebeu-se que, mais do que a "cura física", a experiência nas unidades do Sesc levava a novas relações - com o outro, com si mesmo e com a própria cidade - que propiciavam o bem-estar psicológico.

Tais experiências faziam surgir narrativas sobre a "cura psíquica", e eram diretamente relacionadas a sentimentos de pertencimento e acolhimento que a elas davam significado. A relação entre as práticas de acolhimento da instituição e os múltiplos significados de pertencimento e bem estar construídos pelos frequentadores do Sesc serão os elementos centrais de reflexão desta palestra.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco)

Palestrantes

Rodrigo Valentim Chiquetto

Rodrigo Valentim Chiquetto

Mestre em Antropologia Social, doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor; estudou a ocupação indígena em contextos urbanos na Amazônia brasileira, a construção do circuito do futebol amador em Manaus (AM) e atualmente pesquisa as relações de alteridade no contexto escolar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ioná Damiana de Souza

Ioná Damiana de Souza

Socióloga e assistente técnica da Gerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

07/12/2016 a 07/12/2016

Dias e Horários

Quarta, 15h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora