Atividades

reflexões sobre a pesquisa científica e alternativas metodológicas

Pesquisa em educação e educação musical

Voltar para o início Pesquisa em educação e educação musical

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

O objetivo é discutir a pesquisa na área de educação / educação musical, apresentando algumas abordagens correntes nas pesquisas sobre práticas pedagógicas e processos de ensino e aprendizagem, em diversas áreas específicas. Para tanto, faz-se necessário, num primeiro momento, caracterizar o conhecimento científico e como este ganha especificidade nas ciências humanas, discutindo algumas alternativas de pesquisa nessa área e os critérios que caracterizam a pesquisa científica em qualquer campo de estudo, não importa qual seja o seu objeto ou o material que se analisa. Finalmente, discutiremos algumas abordagens que têm sido exploradas na educação / educação musical - estudo de caso, pesquisa documental, pesquisa-ação e levantamentos/surveys - e apresentamos algumas recomendações para um primeiro projeto de pesquisa.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Maura Penna

Maura Penna

Doutora em Linguística pela UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Educação Musical da UFPB e coordenadora do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação.

Data

27/06/2016 a 27/06/2016

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis