Atividades

Mecanismos e desafios para sua implementação.

Piso de proteção social na América Latina

Voltar para o início Piso de proteção social na América Latina

Programa

A partir de junho de 2015 o Centro de Pesquisa e Formação realizará encontros mensais “Mundo do Conhecimento e a Sociedade: Desafios e Possibilidades” que são desenvolvidos pelo CBCISS – Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais no Rio de Janeiro. 

 

Para o primeiro encontro, contaremos com a participação do ICSW – International Council on Social Welfare; CIBS - Conselho Internacional de Bem Estar Social na Região da América Latina e Caribe; e CBCISS - Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, que abordarão a temática Piso de Proteção Social na América Latina.

 

 Neste encontro pretende-se abordar o conceito de Piso de Proteção Social, sua importância e o porquê de sua implementação como um conjunto integrado de políticas sociais concebidas para garantir maior segurança de renda e acesso universal a serviços sociais, prestando particular atenção aos grupos mais vulneráveis. Discute ainda, o desafio social brasileiro e global em como conceber e implementar pisos sociais em função das estruturas institucionais, limitações econômicas, dinâmicas políticas e aspirações sociais específicas.

 

A noção de Piso de Proteção Social está ancorada no princípio fundamental de justiça social e no direito universal de todos à seguridade social e a um padrão de vida digno e um número significativo de países tem integrado os principais componentes e os aspectos práticos do Piso aos seus sistemas de proteção social. 

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto ilustrativa: Veridiana Scarpelli)

 

Palestrantes

Nélsida Marmolejos

Nélsida Marmolejos

Graduada em Ciências Políticas pela Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), com especialização em Administração Pública. É da Direção de Informação e Defesa dos Afiliados da Seguridade Social (DIDA), do Conselho Nacional de Seguridade Social e presidente do Conselho Internacional de Bem Estar Social (CIBS) para a América Latina. (Foto: Acervo pessoal) 

 

Mirtha Elizabeth Sosa Crevoisier

Mirtha Elizabeth Sosa Crevoisier

Socióloga, vice-presidenta Global do Conselho Internacional de Bem Estar Social – ICSW. Presidenta do Conselho Uruguayo de Bem Estar Social – CUBS. (Foto: Acervo pessoal)

 

Ilda Lopes Rodrigues da Silva

Ilda Lopes Rodrigues da Silva

Assistente Social formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio, Livre Docente em Serviço Social pela Universidade Gama Filho. Diretora Técnica do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais – CBCISS. Professora na PUC-Rio. (Foto: Acervo pessoal)

 

Data

30/06/2015 a 30/06/2015

Dias e Horários

Terça, 14h às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis mediante inscrição.

Inscreva-se agora