PixoAção - a cidade por trás da caligrafia ilegal
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
A pixação de São Paulo vem sendo alvo de grande polêmica ao longo deste ano e não é tema novo de discussão em instituições culturais.
Entretanto, nos debates entre acadêmicos, curadores e artistas, pouco ouvimos a voz dos próprios pixadores.
O projeto PixoAção produziu dois documentários entre os anos de 2011 e 2014 apresentando uma aproximação ao universo da pixação de São Paulo, buscando ampliar a visão do público em geral sobre essa manifestação.
A proposta do curso parte do registro feito pelo projeto para apresentar e discutir outras visões sobre esse universo de personagens anônimos, elucidando aspectos como suas motivações, modalidades de atuação e modos de vida.
A partir desse diálogo busca-se desconstruir visões preconcebidas e estereotipadas, viabilizando a ampliação do olhar sobre a presença da manifestação na cidade e qual seu papel na construção de sentido no espaço urbano.
O curso apresenta trechos dos documentários e conta com uma visita ao centro da cidade, onde serão apreciadas e contextualizadas as intervenções.
Os ministrantes, ambos atuantes no projeto PixoAção, partem de suas vivências junto ao movimento para discutir o tema, buscando levantar um olhar plural que instigue a observação e o debate.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Micaela Altamirano
Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP com a pesquisa “A pixação na paisagem de São Paulo: o risco como construção do sentido da vida urbana”. Bacharela em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), possui também especialização em Ensino e Aprendizagem de Linguagens Artísticas Contemporâneas (FASM). É educadora cultural, além de atuar na elaboração e gestão de projetos culturais. É produtora, co-curadora e revisora de conteúdo para o Coletivo ArdePixo e integra a equipe de produção do selo PixoAção.
(Foto: Natha?lia Boanova)
Bruno Rodrigues
Diretor dos documentários PixoAção 1 e 2, interventor urbano, contribui para as discussões sobre a pixação na cidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/08/2017 a 19/08/2017
Dias e Horários
Quinta, das 19h30 às 21h30
Sábado, das 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.