Por que ler "Dom Quixote de La Mancha" de Miguel de Cervantes?
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Considerado o primeiro romance da literatura ocidental, Dom Quixote é um livro admirado por inúmeros escritores - de Dostoiévski a Thomas Mann, de Machado de Assis a Pirandello.
Na mesma época em que William Shakespeare encenava na Inglaterra o Rei Lear, Cervantes publicava na Espanha a primeira parte de sua obra máxima, na qual na prosa romanesca se inaugura a transformação do indivíduo em um Outro e se encena a busca por um novo Ego.
Na Espanha da virada do século XVI para o XVII, os 700 anos de luta contra os árabes, as guerras de conquista contra a Itália, as vitórias sobre a França e a exploração dos tesouros da América serviram como pano de fundo para a criação de O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.
O personagem parte de um obscuro lugarejo, de cujo nome o narrador não se lembra, em busca da verdadeira pátria, a terra da cavalaria andante, tomando pelo caminho estalagens por castelos, moinhos por gigantes, ovelhas por soldados. Mas sua tão propalada loucura é antes de tudo uma sábia recusa em aceitar o princípio da realidade. Emissário do passado, Dom Quixote busca basicamente a sobrevivência, empreendendo uma cruzada contra a morte.
Quanto mais o cavaleiro persegue seu enlevado objetivo de enfrentar o mundo, mais este lhe escapa, acentuando o fosso ¿ tragicômico ¿ existente entre o real e sua representação.
O Cavaleiro da Triste Figura somente encontra felicidade no exílio auto imposto, no qual pode erguer o estandarte do homem livre que almeja ser, mas cujo drama é estar cindido entre a existência cotidiana a que todos à sua volta se apegam e o mundo ideal para onde somente ele é capaz de se precipitar.
Em plena sintonia com a utópica imagem de Fernando Pessoa ("Só me encontro quando de mim fujo"), Cervantes é muito hábil em mostrar que todo o destino é ilusório, e toda a travessia, quimera, desnudando ainda, em chave de refinada moldura metalinguística, a mentira por meio da qual a literatura conta sua verdade.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Don Quixote, de Pablo Picasso)
Data
20/02/2017 a 20/02/2017
Dias e Horários
Segunda, 14h30 às 16h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.