Atividades

Reflexões sobre as práticas culturais no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Práticas Culturais Contemporâneas

Voltar para o início Práticas Culturais Contemporâneas

Programa

Refletir acerca das práticas culturais contemporâneas, compreendidas em toda sua diversidade faz parte das intenções deste encontro. Estas práticas constituem políticas públicas e da vida cotidiana, são influenciadas e influenciam a oferta de tecnologias, estabelecem distintas formas de produção e consumo e desenham novos perfis identitários, individuais e coletivos. É promovido pelo GEPRACC (Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas), criado em 2008 e vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o grupo atua predominantemente nas áreas de Ciências Humanas e Antropologia. Liderado pelos professores Maria Celeste Mira e Mariza Werneck, possui como linhas de pesquisa: “Diversidade cultural contemporânea e políticas culturais”, “Imaginário e representações estéticas” e “Cultura, Economia e novas tecnologias de informação e comunicação”. E pelo PRACTIC (Grupo de Estudos de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação), criado em 2012 e vinculado à Universidade de São Paulo (USP), o grupo atua predominantemente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciência da Informação. Liderado pelos professores Marco Antônio de Almeida e Giulia Crippa, possui como linhas de pesquisa: “Apropriações sociais e mediações culturais das práticas informacionais” e “Fundamentos e percursos históricos, culturais e teóricos das tecnologias e práticas informacionais”.


 


Dia 22


 


10h - 11h30 Palestra de abertura: Tecnologia, Cultura Digital e Propriedade Intelectual


A tecnologia altera a cultura? Em que sentido? Quais pilares da cultura são afetados pelas tecnologias da informação? A propriedade intelectual possui relação com determinadas tecnologias? Tecnologias são expressões culturais de uma época? Como a metalinguagem digital afeta a produção cultural e sua apropriação privada? 


Com Sérgio Amadeu da Silveira.


 


11h30 - 13h Mesa 1|Tecnologias e Práticas Culturais


Como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão configurando novas práticas culturais? Quais as formas e os limites para os sujeitos se apropriarem criativamente das tecnologias? Qual o papel do Estado nessa dinâmica?


Com Ana Carolina Biscalchin e Wilken Sanches. 


Comentador: Marco Antônio de Almeida.


 


13h - 14h45 Almoço


 


14h45 - 16h30 Mesa 2 |Políticas Culturais


Como pensar políticas culturais que não se limitem ao puro acesso? Quais os desafios que as TICs e o cenário econômico impõem às políticas culturais? Movimentos sociais, coletivos artísticos, instituições privadas – parceiros ou antagonistas?


Com Eduardo Augusto Sena, José Carlos Vaz e Marco Antônio de Almeida.


Comentador: Wilken Sanches. 


 


16h30 - 16h45 Intervalo


 


16h45 - 18h30 Mesa 3 | Museus e Instituições de Cultura


Quais os desafios para os museus se re-inventarem como instituições culturais contemporâneas? Como articular tradição e modernidade? Qual o papel das TICs nesse processo? Como aproximar os públicos aos museus?


 


Com Giulia Crippa, Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira e Vera Cardim.


Comentadora: Mariza Werneck. 


 


Dia 23


 


10h - 11h30 Mesa 4 |Leitores e Leituras


Qual a relação contemporânea entre a literatura e as outras expressões sociais e artístico-culturais? Como conectar a literatura às práticas culturais dos leitores? Literatura e internet – parceiras ou rivais?


 


Com Larissa Akabochi e Mariza Werneck.


Comentadora: Giulia Crippa. 


 


11h30 - 11h45 Intervalo


 


11h45 - 13h15 Mesa 5 |Consumos, corporalidades e identidades


O consumo tornou-se um eixo para compreender a cultura contemporânea? O cuidado de si e o cuidado da casa configuram práticas culturais de que natureza? O que esses processos dizem da configuração de novas identidades?


Com Ana Lúcia Castro e Karen Grujicic Marcelja.


Comentadora: Maria Celeste Mira.


 


13h15 - 15h Almoço


 


15h - 16h30 Mesa 6 |Culturas populares


O que significam as culturas populares hoje? Qual a articulação que se estabelece entre tradição e modernidade? Quais são os atores, velhos e novos, que se configuram nessa dinâmica cultural?


Com Elisângela Santos e Maria Celeste Mira.


Comentadora: Ana Lúcia Castro.


 


16h30 - 16h45 Intervalo


 


16h45 - 18h15 Palestra final: Nas Texturas da Mundialização, Traduzir Saber/Fazer Local em “Capital Humano”


Nosso objetivo é apreender a posição ocupada pela correlação entre cultura e desenvolvimento nas agendas delineadas, nas últimas duas décadas, nas ações executadas pelos os órgãos direcionados aos saberes e fazeres classificados sob a denominação de tradicionais. Considerando a cultura como uma recursividade com a qual contracenam instâncias e agenciamentos em jogos de poder na cena global. Isto, no momento em que é consagrada como ser e fazer decisivos ao recrutamento de significados na realização de sentidos. E, quando tomamos as agendas de cultura e desenvolvimento como mecanismos pelos quais se traduzem práticas significantes referidas a saberes e fazeres tradicionais como alavancas sustentáveis de desenvolvimento local.


Com Edson Farias.


 


18h15 - 18h45 Encerramento e Balanço das atividades


Com Marco Antônio de Almeida e Maria Celeste Mira.



Ilustração: Veridiana Scarpelli

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Edson Farias

Edson Farias

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. É professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. (Foto: Divulgação)

José Carlos Vaz

José Carlos Vaz

Professor do curso de gestão de políticas públicas e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste). Pesquisa temas ligados à relação entre tecnologia, democracia, cidades, governos e políticas públicas. Foi pesquisador e coordenador-geral do Instituto Pólis.
(Foto: Acervo pessoal)

Vera Cardim de Cerqueira

Vera Cardim de Cerqueira

Socióloga, doutoranda em Antropologia pela PUC de São Paulo. Respondeu pelos acervos Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga e do Pavilhão das Culturas Brasileiras. Atualmente coordena o Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Autora de Ciências Sociais na gestão Mário de Andrade.

Ana Carolina Silva

Ana Carolina Silva

Doutoranda em Ciência da Informação na USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduação em Ciência da Informação e Documentação pela USP e mestrado em Ciência da Informação pela mesma universidade.

Larissa Akabochi de Carvalho

Larissa Akabochi de Carvalho

Mestra em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.Graduada em Ciências da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letrasde Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Bacharel e licenciada em História (USP), Mestre em Ciências da Comunicação (USP) Doutora em Ciência da Informação (USP). Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - ECA - USP. Integra o grupo de estudo Humanidades Computacionais, no IEA - USP. Diretora do Centro Universitário Maria Antonia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariza Martins Furquim Werneck

Mariza Martins Furquim Werneck

Professora de Antropologia, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC - SP.  Possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC – SP, este último com bolsa Capes PHD-sanduíche de dois anos na EHESS e Pós Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Elisângela Santos

Elisângela Santos

Professora CEFET/RJ - campus Maracanã e pesquisadora-associada à UNESP-Araraquara.

Data

22/10/2015 a 23/10/2015

Dias e Horários

Quinta, 10h às 18h30. Sexta, 10h às 18h15.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora