Práticas meditativas e suas contribuições na aprendizagem
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Como levar as práticas medidativas para a rotina pedagógica? Nestes dois encontros são discutidos os principais conceitos sobre a meditação, também conhecida como mindfulness, demonstrando como ela auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional - em sala de aula e nas relações sociais.
São discutidos os benefícios da meditação para o cérebro humano - saúde e bem-estar. São apresentados ainda, alguns exercícios básicos de meditação, e algumas orientações gerais para se obter um melhor resultado.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Dietmar Temps)
Palestrantes
Patrícia Tostes
Graduada em Marketing. É idealizadora do projeto Adubados - com foco no desenvolvimento humano e saúde mental, que auxilia educadores e crianças a construírem juntos um ambiente escolar mais saudável.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Inspirar, Expirar ... Aprender. Ramon M. Consenza, Neuroeducação nº6, pags24-31, 2016.
Diskin, Lia Paz. Como se Faz? Semeando cultura de paz nas escolas / Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. 4. ed Brasília: UNESCO, Associação Palas Athena, Fundação Vale, 2008. 108 p.
Gravata, André et al. Volta ao mundo em 13 escolas. São Paulo : Fundação Telefônica : A. G., 2013
BBC Brasil, Novas evidências indicam que a meditação fortalece o cérebro. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/03/120315_meditacao_cerebro_mv.shtml >. Acesso em: 17 de maio de 2016.
Goleman, Daniel. O Cérebro e a inteligência emocional, novas perspectiva. tradução Carlos Leite da Siva. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
"Mindful Child", Suzan Kaiser. Disponível em <http://www.susankaisergreenland.com/inner-kids.html> . Acesso em: 17 de maio de 2016.
Maturana, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998
Por que meditar, Brincando de meditar. Disponível em: <http://brincandodemeditar.blogspot.com.br/p/porque-meditar.html>. Acesso em: 17 de maio de 2016.
FREEMAN, Laurence. Os olhos do coração: a meditação e a tradição cristã / Laurence Freeman; [organizado por Lucia Brandão S. Moufarrige, Sonia B. Pimentel de Mello]. - São Paulo: Palas Athena, 2004.
Data
03/08/2016 a 10/08/2016
Dias e Horários
Quartas, 15h às 18h