Atividades

Um mergulho no debate internacional de ideias que circulam no campo do restauro arquitetônico aplicado à escala urbana

Preservação e Restauro Urbano

Voltar para o início Preservação e Restauro Urbano

Programa

O livro “Preservação e Restauro Urbano: intervenções em sítios históricos industriais”, vencedor do segundo lugar no Prêmio Jabuti 2014 na categoria Arquitetura e Urbanismo, proporciona uma visão abrangente dos conceitos de patrimônio e de restauro urbano, alimentando o debate sobre as formas de intervir na cidade de hoje, e sobre a necessidade de valorizar as preexistências urbanas de interesse histórico e cultural. Neste percurso investigativo, a obra evidencia que o caráter histórico de áreas urbanas inteiras, ao ser preservado, pode ter função importante nas dinâmicas sociais atuais. O patrimônio da industrialização é tomado como centro do debate, uma vez que se trata em geral, de áreas extensas e constituídas por diferentes tipos de construções – da fábrica à casa do trabalhador –, correlacionadas desde sua origem, e em muitos casos, ainda presentes no tecido urbano atual. Nesta palestra a autora apresenta a discussão desenvolvida no livro, que propõe a busca por ações de preservação e de intervenção pautadas pela compreensão de certas parcelas do espaço urbano como configuração unitária, tanto no sentido de constituir uma paisagem única, como por ser lugar de realização da dinâmica da vida cotidiana, e não apenas a preservação deste ou daquele exemplar edificado, mas de amplos conjuntos, em políticas de preservação integrada.

(Foto ilustrativa: Manoela Rufinoni)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Manoela Rossinetti Rufinoni

Manoela Rossinetti Rufinoni

Mestre e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU-USP. É docente do Departamento de História da Arte da EFLCH-UNIFESP. Realizou estágio de doutoramento na Università degli Studi di Roma La Sapienza e treinamento profissional no ICCROM (Roma). (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

CARBONARA, Giovanni. Avvicinamento al Restauro. Teoria, Storia, Monumenti. Napoli: Liguori, 1997.


DE FUSCO, Renato. Dov’era ma non com’era: il patrimonio architettonico e l’occupazione. Firenze: Alinea, 1999.


FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/Minc/IPHAN, 2005.


GURRIERI, Francesco. Dal restauro dei monumenti al restauro del territorio. Firenze: Sansoni, 1983.


KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: problemas teóricos de restauro. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2008.


________. Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo. São Paulo: Ateliê Editorial, Fapesp, Secretaria da Cultura,1998.


LANGENBUCH, Juergen Richard. A Estruturação da Grande São Paulo: estudo de geografia urbana. Rio de Janeiro: IBGE, 1971.


MIARELLI MARIANI, Gaetano. Centri Storici: note sul tema. Roma: Bonsignori, 1993.


PANE, Roberto. Attualità e dialettica del restauro [antologia a cura di Mauro Civita]. Chieti: Marino Solfanelli, 1987.


RUFINONI, M. Preservação do patrimônio industrial na cidade de São Paulo: o bairro da Mooca. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FAUUSP, 2004.


SETTE, Maria Piera. Profilo Storico. In: CARBONARA, G. (org.). Trattato di Restauro Architettonico. Torino: Utet, 1996, vol 1.


ZUCCONI, Guido (Org.). Dal capitello alla città. Milano: Jaca Book, 1997.


 

Data

24/04/2015 a 24/04/2015

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis