Privacidade na rede: táticas e técnica de segurança digital
Voltar para o inícioPrograma
Desde pelo menos as primeiras denúncias de Edward Snowden sobre a NSA, em junho de 2013, já sabemos que os governos e as empresas vigiam nossas comunicações digitais na rede.
O cerceamento da internet por um pequeno apanhado de empresas privadas - Google, Facebook, Amazon e Apple - tornou ainda mais fácil a vigilância.
Em troca de acesso "grátis" a serviços e sites da internet, oferecemos dados valiosos sobre nossa vida: o que comemos, onde moramos, que lugares frequentamos, quem são nossas amigas, quais nossas artistas favoritas, por onde nos deslocamos pelo mundo, em quem votamos, que causas somos a favor ou contra, entre outras milhares de informações que fornecemos nas redes sociais, nos aplicativos de nossos smartphones e em nossas navegações diárias na internet.
Nesse cenário, como os indivíduos podem proteger minimamente sua privacidade de grandes empresas que controlam a internet e também de governos? Nesta atividade, a proposta é conversar sobre como lidamos com nossos rastros digitais, quem nos rastreia, onde isso é feito e porquê. O objetivo também é apresentar estratégias, ferramentas e formas de navegar na web e usar seu smartphone de forma segura, para evitar ou minimizar o rastreamento.
Serão apresentadas ferramentas de navegação anônima e antivigilância, aplicativos de trocas de mensagens instantâneas seguros e uma introdução básica à criptografia, de modo que qualquer pessoa, sem conhecimento aprofundado da internet e da tecnologia, possa se proteger minimamente nas redes digitais.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Leonardo Foletto)
Palestrantes
Leonardo Foletto
Jornalista, pesquisador e editor do BaixaCultura. Leonardo escreveu o prefácio do livro, que inaugura a coleção <âncoras do futuro>, criada pela Funilaria em parceria com o BaixaCultura, que busca tentar politizar o mal-estar que nos acomete hoje sobre os rumos da internet.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ASSANGE, Julian (et al.) Cyperphunks: liberdade e o futuro da internet. Trad. Cristina Yamagami. São paulo; Boitempo, 2013.
Disponível aqui.
BELISÁRIO, A; TARIN, B (Org.). Copyfight: Pirataria & Cultura Livre. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012.
Disponível aqui.
BENKLER, Yochai. The Wealth of Networks. How Social Production Transforms Markets and Freedom. New Haven; Yale University Press, 2006.
Disponível aqui.
CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono: Jonathan Crary. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo; Cosaic Naify, 2014.
EVANGELISTA, Rafael. Para além das máquinas de adorável graça: Cultura hacker, cibernética e democracia (Coleção Democracia Digital). São Paulo: Edições Sesc SP, 2018.
STALLMAN, Richard. Software libre para una sociedad libre. Trad. Jaron Rowan, Diego Sanz Paratcha y Laura Trinidad. Madrid; Traficante de Sueños, 2004.
Disponível aqui.
Data
12/03/2019 a 12/03/2019
Dias e Horários
Terça, 14h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.