Processos criativos e identidade feminina negra
Voltar para o inícioPrograma
Múltiplos aspectos compõem o processo criativo de artistas. O que já foi entendido como dom ou talento inato, hoje é percebido como um processo resultante da combinação entre subjetividade, processo histórico-social e domínio da linguagem.
Tendo isso em vista, esse ciclo se propõe a refletir sobre o processo criativo a partir de um recorte de raça e gênero. Como esses marcadores sociais impactam e/ou influenciam o trabalho artístico de mulheres negras?
10/01 - Mulheres negras atrás das lentes: a produção audiovisual
Com Renata Martins, Larissa Fulana de Tal.
Mediação de Viviane Ferreira.
12/01 - Em prosa e verso: literatura negra
Com Ana Maria Gonçalves e Tula Pilar Ferreira.
Mediação de Fernanda Miranda.
Mediação de Jaqueline Lima Gomes.
19/01 - Contranarrativas negras em mídias digitais
Com Maíra Azevedo (Tia Má) e Aline Ramos.
Mediação de Bianca Santana.
24/01 - Visualidades negras
Com Janaína Barros e Michelle Matiuzzi.
Mediação de Renata Felinto.
(Foto: London Scout via Unsplash)
Palestrantes
Tássia Reis
Poderia ser definida pelas suas características artísticas, como compositora e cantora, e já seria suficiente para que se escutasse com atenção este segundo disco chamado Outra Esfera. A rapper de Jacareí de 27 anos, é uma usina criativa de convicções, em que seu discurso tão feminista quanto libertário, dita canções sublimes, embaladas por sua doce voz em gêneros abertos do rap ao reggae.
(Foto: Kelvin Yule)
Viviane Ferreira
Cineasta e advogada com atuação voltada para direitos autorais, direito cultural e direito público. Tem um olhar cinematográfico referenciado no cinema de Zózimo Bulbul e Glauber Rocha. Preside a Associação Mulheres de Odun e é Sócia-fundadora da empresa Odun Formação & Produção. Esteve no Festival de Cannes 2014 com o curta "O dia de Jerusa".
(Foto: Acervo pessoal)
Michelle Mattiuzzi
Escritora, pesquisadora do corpo e performer brasileira. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFBA.
Fernanda Miranda
Professora que atua na pesquisa sobre as autorias negras na literatura. É Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, e é parte do conselho editorial responsável pela publicação completa das obras de Carolina Maria de Jesus.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Maria Gonçalves
Escritora e professora em cursos sobre relações raciais. Publicou "Ao lado e à margem do que sentes por mim" e "Um defeito de cor" (Editora Record), ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007).
(Foto: Brenda Lígia Miguel)
Tula Pilar Ferreira
Poetisa e ativista cultural.(Foto: Vanderlei Yui)
Yzalú
Rapper, compositora e violonista. O seu Rap transcende em ritmos que vão do MPB ao SambaJazz. Considerada duas vezes uma das Mulheres Negras mais influentes do País sendo uma de suas músicas símbolo do feminismo negro.
(Foto: Rogério Fernandes)
Maíra Azevedo
Tia Má, jornalista, youtuber, eleita, em 2015, uma das 25 negras mais influentes da internet. Consultora da Rede Globo, militante do Movimento Negro.
(Foto: Acervo Pessoal)
Aline Ramos
Jornalista e idealizadora do blog “Que nega é essa?”, espaço de debate e reflexão sobre o universo da mulher negra. Graduada em Comunicação Social pela Unesp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Janaína Barros
Artista plástica. Bacharel e mestra em Artes pela Unesp. Doutoranda em Estética e História da Arte pela USP.
Larissa Fulana de Tal
Cineasta, formada em Cinema pela UFRB, idealizadora do coletivo Tela Preta.
Data
10/01/2017 a 24/01/2017
Dias e Horários
Terças e Quintas,
14h30 às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.