Atividades

Apresentação de noções básicas de identificação de processos fotográficos físico-químicos e do processo fotográfico digital.

Processos fotográficos: entender para conservar

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Programa

Quais são os tipos de fotografias que conhecemos? Dentro de instituições ou acervos particulares encontramos uma enorme variedade de processos e suportes, sobre os quais foram executados. Estes podem ser de origem orgânica (papel e tecido), inorgânica (vidro, metal, cerâmica), semi-sintético (nitrato de celulose, acetato de celulose) ou sintético (poliéster). Os exemplos de imagens e suas técnicas contribuem para uma maior compreensão da preservação destes materiais, se entendermos sua composição e se fizermos a identificação dos processos utilizados.

Através da história da fotografia, a palestra se direciona para a importância da aprendizagem das noções básicas de identificação de processos fotográficos físico-químicos e o processo fotográfico digital. Serão abordadas questões conceituais sobre os estados de deterioração do material e sua relação com o lugar onde são guardados, com demonstração de materiais, e também sobre a identificação destas diferentes técnicas e o tratamento adequado, segundo a especificidade de cada suporte.

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de outubro, às 14h, na Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

30 vagas.

(Foto: Gustavo Falqueiro)

Palestrantes

Cássia Xavier

Cássia Xavier

Mestra pela ECA/USP e bacharel em Fotografa com habilitação em Arte e Cultura Senac/SP. Desenvolve trabalhos em três áreas da fotografa como pesquisadora de Fotografa Lambe lambe, conservadora de acervos fotográfcos e projetos autorais.
(Foto: Gustavo Falqueiro)

Bibliografia

ABREU, Ana Lucia de. Acondicionamento e guarda de acervos fotográficos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1999. (Documentos Técnicos, 5).

BRESSON, Anne Cartier; PAVÃO, Luís. Uma nova disciplina: a conservação restauração de fotografias. Conservação de Fotografias. Cadernos técnicos de conservação fotográfica, 3; (organização do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte).3.ed.rev- Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

BURGI, Sérgio. Organização e Preservação de Acervos Fotográficos: Imagem, memória e tecnologia digital. Instituto Moreira Sales. São Paulo, 2006.

EASTMAN KODAK COMPANY. Conservation of photographs. Rochester: Eastman Kodak Company, 1985. (Kodak Production n.40).

FICHER, Monique C, ROBB, Adrew. Indicação para o cuidado e a identificação da base de filmes fotográficos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. (Projeto Conservação preventiva em bibliotecas e rquivos)

FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000.

MUSTARDO, Peter; KENNEDY, Nora. Preservação de fotografias: métodos básicos para salvaguardar suas coleções. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, 2 (2004).

PAVÃO, Luís. Conservação de colecções de fotografia. Lisboa, Dinalivro,1997.

REILLY, James M. Guia de Image Permanence Institute (IPI) para armazenamento de filmes de acetato. Rio de Janeiro, Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001.

SHISLER, Millard W. L. Revelação em preto e branco: a imagem com qualidade. São Paulo, Martins Fontes, 1995.

SITE: Conservação de fotografias. Blog da conservadora e fotógrafa Cássia Xavier conservaçãodefotografia.blogspot.com 

 

Data

05/11/2013 a 05/11/2013

Dias e Horários

Terça, 14h às 17h.

Local

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 12,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira