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Conteúdos culturais para as crianças e jovens

Contextos
Produção de Conteúdos Culturais para Crianças e Adolescentes

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Programa

Pesquisas realizadas nas últimas décadas têm trazido importantes contribuições para o estudo do psiquismo humano, bem como para uma compreensão mais abrangente e refinada dos problemas educacionais e culturais em sua complexidade. Os dados obtidos nessas pesquisas permitem não somente a formulação de novas linhas investigativas, mas também a revisão de teses já consagradas. De acordo com essas novas perspectivas, o desenvolvimento humano deve ser compreendido como um processo ativo de apropriação pelo sujeito da experiência histórico-cultural. O sujeito é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma dada cultura. O desenvolvimento psicológico, assim, é regido por leis culturais e históricas e não apenas naturais ou biológicas e os processos de aprendizagem são fundamentais na constituição da pessoa humana.
 
A partir de conceitos teóricos (dentre eles o de mediação e dieta cultural), o curso busca aprofundar justamente a compreensão do desenvolvimento psicológico como um processo histórico e a natureza cultural do psiquismo. Os processos de aprendizagem e as diversas relações sociais envolvidas nos contextos educativos (formal e não formal) serão tomados como focos privilegiados de análise.

Para realizar tal tarefa serão estudadas as contribuições de precursores da chamada psicologia histórico-cultural bem como o de autores contemporâneos que atualizam e ampliam as investigações e reflexões anteriormente realizadas.  As análises procurarão identificar também as mutações ocorridas nos processos de socialização das novas gerações, que afetam diretamente as instituições e, consequentemente, colocam em questão determinadas práticas educativas (realizadas no âmbito escolar, familiar e em outras agências), suas ofertas e posturas pedagógicas. O propósito é o de reconhecer a existência de uma nova condição infantil e juvenil, que se diferencia significativamente (do ponto de vista características, hábitos, práticas sociais e universo simbólico) das gerações anteriores. Sendo assim é preciso considerar, neste novo cenário, tanto a dimensão simbólica quanto os aspectos materiais, sociais e políticos nos quais as crianças e jovens hoje nascem, crescem e se desenvolvem.
Pretende-se examinar ainda novas perspectivas teóricas que permitam discutir criticamente o papel das produções culturais pensadas/produzidas para  crianças e adolescentes no mundo contemporâneo.

Serão tratados os seguintes temas:

.Teses sobre o desenvolvimento psicológico: perspectiva crítica.
.Importância da cultura e da significação para a experiência humana.
.O jogo dialético entre o protagonismo individual e os processos coletivos e históricos.
.O Papel "do outro" e da experiência na significação e internalização da cultura.
.Relações pensamento e linguagem: a mediação semiótica.
. Mitos e preconceitos em torno dos distúrbios de aprendizagem e da deficiência e os desafios da inclusão.
. Imaginação e criação na infância e na adolescência.
..Mundo Contemporâneo: transformações nas relações entre adultos e crianças.
. Processos de formação do indivíduo contemporâneo inserido num contexto híbrido de múltiplas referências identitárias.
. Dieta cultural e produção de conteúdos culturais para a infância e adolescência.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Matheus José Maria)

Palestrantes

Teresa Cristina Rego

Teresa Cristina Rego

Professora livre-docente da Faculdade de Educação da USP. Pós Doutora pela Universidad Autonoma de Madrid e pela Université Paris-Descartes, Sorbonne. É autora e organizadora de diferentes publicações, como "Vygotsky: uma perspectiva histórico cultural da educação" (Vozes, 2015). Fez consultorias para uma série de equipes de criação voltadas à produção de conteúdo para as crianças e jovens, como o programa Infantil "Que monstro te mordeu", (Direção Cao Hamburguer, SESI-TV Cultura).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

03/04/2018 a 29/05/2018

Dias e Horários

Terças, 14h às 18h.
*Exceto no dia 1/5.

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 36,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 60,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 120,00 - inteira