Atividades

Propõe reflexão sobre os conceitos de independência, interdependência e sustentabilidade, bem como sobre casos de novas produções colaborativas.

Produções artísticas contemporâneas/arte independente

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Programa

Com o crescimento do mercado de Arte Contemporânea nas últimas décadas, escolas de arte, museus, galerias, artistas, colecionadores, curadores, críticos, consultores, investidores institucionais e privados, entre outros atores, têm desenvolvido sistematicamente os mecanismos de legitimação, reconhecimento e valoração da obra de arte. Não apenas as obras do passado ganham certificações, cotações e rankings, mas também as obras de artistas recém-chegados ao mercado podem ser alçadas ao status de investment grade através desses mecanismos. 

 

O sistema estabelecido diminuiu os riscos do investimento por que trouxe mais racionalidade para o ambiente de negócios em torno da arte e tem promovido um processo de profissionalização em toda a cadeia. Desde os anos 80 percebe-se a efervescência do mercado de arte pelo aumento da quantidade das transações em todo o setor, pelos saltos nos valores das obras, pelo aumento do número de galerias e artistas que entram ano a ano no mercado. Os novos negócios de arte já incorporam novas técnicas de gestão, organização e utilizam estratégias de marketing e branding, dinamizando as relações com o público e abrindo novos nichos de mercado. 

 

Se por um lado esse processo de transformação do mercado de arte num lugar mais seguro para o investidor cria um fluxo de recursos muito grande e promove, de fato, um valioso incremento da produção artística contemporânea.  Por outro lado cria distorções e desequilíbrios quando privilegia a parte da produção que consegue se adaptar à lógica econômica desse mercado, em detrimento da produção investigativa, experimental e crítica, que fora da zona de conforto propiciada pelo mercado, se encontra permanentemente repensando seu papel na sociedade.

 

Nas últimas décadas, paralelamente ao boom do mercado de arte, houve também uma explosão de novos públicos: grandes museus apresentando exposições de grandes mestres com enormes filas de espera, mais arte nas ruas através do fenômeno do grafite e posteriormente da chamada Arte Urbana, grande crescimento do público interessado nas artes plásticas e visuais. As novas gerações criadas na frente de telas de computador, revistas de HQ, videoclipes, grafites e tatuagens, têm mostrado grandes expectativas em relação à produção artística contemporânea em suas muitas formas e expressão. Essas novas gerações não estão apenas interessadas na arte presente em feiras e leilões – ambientes convencionais e focados no colecionismo. Seu interesse transcende até mesmo os espaços dos museus e centros culturais, se estendendo a todo o universo artístico que acontece nas bordas e à margem do sistema, fora do campo de influência do mercado estabelecido.

 

No dia 18/04, sábado, haverá uma visita à sede do Instituto Choque Cultural, que fica no prédio Farol (empreendimento colaborativo) – Rua Capitão Salomão 26, Anhangabaú, Centro, São Paulo.

(Foto ilustrativa: Baixo Ribeiro)

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Baixo Ribeiro

Baixo Ribeiro

Arquiteto e urbanista FAUUSP, fundador do Instituto Choque Cultural, que promove a pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias educativas através da experiência artística. (Foto: Alexandre Vianna)

Data

14/04/2015 a 18/04/2015

Dias e Horários

Terça a sexta, 19h30 às 21h30. Sábado, 10h às 13h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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