Atividades

O que querem, pesam e sonham os jovens brasileiros.

Projetos de vida dos jovens brasileiros

Voltar para o início Projetos de vida dos jovens brasileiros

Programa

Partindo do conceito de “purpose”, e adotando a teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento como referencial teórico-metodológico, a pesquisa “Valores, Sentimentos e os Projetos de vida dos jovens brasileiros: Estudos de Psicologia e Educação Moral” teve como principal objetivo aprofundar o estudo sobre os valores e sentimentos nos projetos de vida da juventude brasileira. Para tanto, foram entrevistados 320 jovens, entre 15 e 19 anos, estudantes de escolas públicas e privadas das cinco macrorregiões do Brasil. Os resultados indicam que os jovens possuem projetos de vida estruturados especialmente por meio dos valores trabalho, família, ascensão social e financeira e compromisso social, enquanto os sentimentos mais freqüentes são: “bem-estar”, “felicidade” e “realização”. Foram confirmados que os valores e os sentimentos se constituem em “complexos de valores” e “complexos de sentimentos”, no sentido de que se mostram de maneira muito peculiar de acordo com as relações que tecem com os demais elementos, que atuam para a elaboração de um modelo organizador. Esse processo está estritamente relacionado com a identidade dos jovens, uma vez que os elementos, e seus significados, mobilizados na elaboração sobre uma projeção futura, que envolve objetivos, desejos, sentimentos, valores e pensamentos, foram formulados por eles com base nas suas características pessoais, frutos de um processo de vida que contou com experiências diversas, incluindo aquelas no campo da moralidade. Neste encontro são apresentadas a principais análises e reflexões desta pesquisa.

Bibliografia:
ARANTES, V. A. ; ARAUJO, U. F. . Procesos psicológicos y complejidad en la educación en valores: reflexiones exploratorias. International Studies on Law and Education, v. 18, p. 37-48, 2014.

ARANTES, V. A. ; PINHEIRO, V. ; ARAUJO, U. F. Feelings and Emotions in Youth Purpose. Journal of Youth Development, v. 9, p. 101-109, 2014.

ARAUJO, U. F. ARANTES, V. A. ; KLEIN, A. M. ; GRANDINO, P. J. . Youth purpose and life goals of students engaged in community and social activities. Revista Internacional d'Humanitats, v. 30, p. 119-128, 2014.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

DANZA, H. ; ARANTES, V. A. . Valores, Sentimentos e Projetos de vida: Um estudo com jovens estudantes da cidade de São Paulo. Revista NUPEM (Impresso), v. 6, p. 169-189, 2014.

PÁTARO, C. S. ; ARANTES, V. A. . A dimensão afetiva dos projetos vitais: Um estudo com jovens paranaenses. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 19, p. 143-154, 2014.

PINHEIRO, V. P. G. ; ARANTES, V. A. . Values and Feelings in Young Brazilians’ Purposes. Paidéia (USP. Online), v. 25, p. 201-209, 2015.


(Foto: Eugenio Hansen CC BY-SA 3.0)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Valéria Arantes

Valéria Arantes

Professora da Faculdade de Educação da USP. Possui pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Barcelona e pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona (2008). Foi professora-visitante na Stanford University School of Education (EUA, 2008). (Foto: Acervo pessoal)

Data

17/09/2015 a 17/09/2015

Dias e Horários

Quinta, 14h às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

Inscreva-se agora