Recursos e Ferramentas de acessibilidade para a Comunicação
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Fotografia horizontal de quatro publicações impressas dispostas informalmente com pictogramas de comunicação alternativa, recurso para ampliação das habilidades de comunicação. Ao centro, duas publicações à frente. A primeira, mais acima e à direita, mostra parte de um livro infantil ilustrado, com o rosto de um personagem rosado e quatro faixas horizontais com pictogramas. Abaixo e à esquerda, a capa de uma publicação com fundo azul claro e texto em preto: Museu da UFRGS, fortes emoções sempre em cartaz - versão em escrita simples e com símbolos. Abaixo do texto, parte da fachada do museu da UFRGS e do pictograma de museu.
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A base de toda a comunicação é o fato de um emissor ter uma mensagem a comunicar a um receptor. O objetivo desse emissor é exercer influência pela emoção, motivação ou informação, e a mensagem é adaptada a esse propósito.
Desse modo, a comunicação, enquanto modo natural de socialização, tem sido uma importante via de expressão do conhecimento humano e promotor das relações sociais.
As pessoas com deficiência têm direito aos meios de comunicação acessíveis como destaca a Lei Brasileira de Inclusão - LBI, novo marco acerca da igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.
A divulgação e comunicação institucional é de extrema importância em ambientes culturais, pois, muitas vezes, é o primeiro contato do público com a instituição. Portanto, boas práticas de comunicação podem promover a aproximação e o acolhimento, incluindo as pessoas com deficiência.
O presente curso pretende abordar diferentes ferramentas e recursos de acessibilidade na comunicação, como: Braille, Fonte Ampliada e Audiodescrição para pessoas com deficiência visual; Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE); Comunicação Alternativa por meio da Escrita Simples e com Símbolos para pessoas com deficiência intelectual, autismo e dificuldades da fala.
Destaque para a prática de elaboração de roteiros de Audiodescrição com consultoria por profissional com deficiência visual e a criação de peças em Comunicação Alternativa em softwares específicos.
Programação:
17/9 - Conceitos gerais em recursos e ferramentas de acessibilidade para comunicação - Braille, Fonte Ampliada, Libras e LSE; Introdução à Comunicação Alternativa - Escrita Simples;
18/9 - Prática em softwares específicos de Comunicação Alternativa - Escrita com Símbolos;
19/9 - Introdução à Audiodescrição, conceitos e princípios gerais - Prática de elaboração de roteiros de audiodescrição;
20/9 - Prática de elaboração de roteiros de Audiodescrição com consultoria por profissional com deficiência visual; Noções gerais de locução, edição em software específico e disponibilização de Audiodescrição;
21/9 - Atividade prática final de comunicação acessível com LSE, Comunicação Alternativa e Audiodescrição.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Eduardo Cardoso)
Palestrantes
Eduardo Cardoso
Arquiteto e urbanista, doutor em Design. Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordenador do Grupo COM Acesso - Comunicação Acessível e do Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultural Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
(Foto: Ricardo Costa)
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Fotografia do peito para cima de Eduardo Cardoso. É branco, tem 39 anos, cabelos e barba curtos pretos, sobrancelha grossa também preta, olhos castanhos amendoados, nariz e lábios finos, maxilar proeminente e queixo quadrado. Usa óculos de grau com fina armação marrom, camisa azul com estampa de bandeiras e está de braços cruzados em frente a uma estante com livros.
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Felipe Monteiro
Formado em tecnologia em processamento de dados, bacharelado em piano, licenciatura em educação artística com habilitação em música e pedagogia. Consultor em audiodescrição através de cursos e oficinas. Pós-graduando em Tradução audiovisual acessível: audiodescrição e Acessibilidade cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)
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Fotografia do peito para cima de Felipe Monteiro. É branco, tem 40 anos, rosto oval, cabelos curtos pretos, sobrancelhas grossas também pretas, olhos castanhos amendoados, nariz largo, bochechas proeminentes e queixo quadrado. Usa camisa polo verde escura e sorri. Ao fundo um ambiente de estar com um quadro em uma parede marrom à esquerda.
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Data
17/09/2018 a 21/09/2018
Dias e Horários
Segunda a Sexta, 14h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.