Atividades

Pesquisa traz a tona o debate político contido na produção musical do Brasil em diferentes épocas

República cantada, do choro ao funk

Voltar para o início República cantada, do choro ao funk

Programa

O livro “A República cantada, do choro ao funk, a história do Brasil através da Música” retrata a história do Brasil através de mais de duzentas canções. A obra traça um painel abrangente da cultura e da política brasileiras, do surgimento do maxixe e do choro, ainda no final século XIX, à profusão de ritmos e artistas que vêm cantando e contando a história mais recente do país. Os autores André Diniz e Diogo Cunha pesquisaram em diferentes gêneros musicais e compositores – a exemplo de Chico Buarque, Caetano Veloso, a música brega e o hip-hop -, as temáticas do cotidiano, revelando uma vasta produção que se dedicou a refletir sobre as dimensões políticas do Brasil. Neste encontro, os autores contam detalhes do trabalho desenvolvido no livro, casos curiosos, como refrãos emblemáticos e personagens inesquecíveis, refletindo sobre as músicas que ajudam a pensar a história do Brasil.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: 
Instrumentos Choro - CC BY-SA 3.0)

Palestrantes

André Diniz

André Diniz

Historiador e doutorando em geografia pela UFF. Autor de Almanaque do carnaval (Ed. Zahar), Noel Rosa o poeta do samba e da cidade (Ed. Casa da Palavra), entre outros. Atualmente e? presidente da Fundac?a?o de Arte de Nitero?i. (Foto: Thiago Cortes)

 

Diogo Cunha

Diogo Cunha

Pesquisador do Observatório das Favelas. Coordenou a publicação de Monarco, a soberania do samba, de João Baptista M. Vargens, e é coautor com João Carlos Carino do livro Geografia da música carioca (Ed. Muriqui). (Foto: Ana Rieper)

 

Data

02/06/2015 a 02/06/2015

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora