Ressignificação da cidade: Arte e ocupação no Hotel Cambridge
Voltar para o inícioPrograma
A palestra reflete sobre como os profissionais de arte contemporânea se engajam com noções de desobediência epistêmica e com a produção de conhecimento para propor uma ressignificação da cidade a partir do caso da residência artística realizada na ocupação habitacional hotel Cambridge.
Nesse contexto a palestra aborda uma perspectiva sobre a construção do espaço urbano como produção social engendrada a partir de forças contraditórias e desiguais para pensar sobre os sentidos das artes visuais socialmente engajada.
Se por um lado, cada vez mais a arte contemporânea propõe refletir sobre a configuração e a reconfiguração do espaço urbano a partir de práticas particulares que se relacionam a contexto específicos; Por outro, os contextos em que essas práticas ocorrem significam que os artistas que trabalham nesse paradigma encontram e respondem a uma noção de "participação" diferente dos modelos baseados no ‘cubo branco' articulada por pesquisadores como Claire Bishop e Nicolas Bourriaud. Justamente, é fundamental pensar como o que caracteriza e forma esses processos é sua localização.
Esses artistas e suas práticas se situam na fronteira porosa entre os espaços de arte contemporânea institucionais e não institucionais e, muitas vezes, se inserem através de sua produção em lutas complexas como aquelas que reivindicam o direito à moradia.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Alex Flynn)
Palestrantes
Alex Ungprateeb Flynn
Professor no Departamento de Antropologia na Universidade de Durham, Reino Unido. Sua pesquisa se dirige ao campo da arte contemporânea, com ênfase em estética e política. Em 2016 integrou a equipe curatorial da Residência Artística Cambridge para qual ganhou o troféu da APCA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
AGIER, M. (2015). Do direito à cidade ao fazer-cidade: O antropólogo, a margem e o centro. Mana 21(3): 483-498;
BEAUREGARD, R. (2018). Cities in the Urban Age: A Dissent. Chicago: University of Chicago Press;
BISHOP, C. (2012), Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship, London and New York: Verso;
BOURRIAUD, N. (2002). Relational Aesthetics, trans. S. Pleasance and F. Woods with the participation of M. Copeland, Dijon: Les presses du réel;
BOUTRS, A. and Straw, W. (2010). Circulation and the City: Essays on Urban Culture. Montreal: McGill-Queen's University Press.;
CALDEIRA, T. (2000), City of Walls: Crime, Segregation, and Citizenship in São Paulo, Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press;
COSTA, P. Guerra, P. and P. Soares. (2017). Urban intervention, street art and public space. Lisboa: UrbanCreativity;
GARCIA CANCLINI, N. (2014), Art beyond itself: Anthropology for a Society without a Story Line, Durham and London: Duke University Press.;
HARVEY, David (2008). The right to the city. New Left Review(53): 23-40.;
JACOBS, J. (1961). The death and life of great American cities. New York: Vintage.
LEFEBVRE, H. (1996). The right to the city'. In Kofman, Eleonore; Lebas, Elizabeth, Writings on cities, Cambridge: Wiley-Blackwell. p. 147-159;
MAECKELBERGH, M. (2009), The Will of the Many: How the Alterglobalisation Movement is Changing the Face of Democracy, London: Pluto Press.;
MIGNOLO, W. (2009), Epistemic Disobedience, Independent Thought and De-Colonial Freedom', Theory, Culture & Society, 26 (7-8): 1-23.;
PARDUE, D. (2008). Ideologies of Marginality in Brazilian Hip Hop. New York: Palgrave Macmillan;
PETERSON, M. (2010). A Center for a Centrifugal City. In Sound, Space, and the City: Civic Performance in Downtown Los Angeles Philadelphia: University of Pennsylvania Press. pp. 16-45.;
RANCIÈRE, J. (2013). The Politics of Aesthetics. London: Bloomsbury.;
ROLNIK, R. (2015). Guerra dos lugares: A Colonização de Terra e Moradia na Era de Finanças;
Data
04/10/2018 a 04/10/2018
Dias e Horários
Quinta, 10h às 12h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.