Atividades

Roteiros turístico-literários conduzidos pela Paulicéia desvairada e dilacerada de Mário de Andrade e Mário Chamie.

Autografias
Rotas literárias de São Paulo

Voltar para o início Rotas literárias de São Paulo

Programa

A capital paulista guarda muito mais do que podemos imaginar. Passeando por São Paulo, nos deparamos com teatros, restaurantes, festivais de música e de cinema. Endereços que serviram de morada e inspiração para importantes nomes da nossa literatura. E são exatamente esses circuitos que são destacados no Rotas literárias de São Paulo, um dossiê bastante amplo sobre os roteiros turístico-literários conduzidos pela Pauliceia desvairada e dilacerada de Mário de Andrade e Mário Chamie – poetas que, por inúmeros motivos que você descobrirá durante a leitura, inspiraram este trabalho a ponto de a autora dedicar o livro a esses dois personagens.

Na publicação da Editora Senac São Paulo, a autora Goimar Dantas reúne sete anos de pesquisa, entrevistas e agrupamento de materiais para que pontos literários antigos fossem rememorados e circuitos atuais fossem colocados no mapa. Ou seja, a obra pretende demonstrar as diferenças e semelhanças do perfil literário de São Paulo em épocas distintas, comparando-as com a realidade atual.

A ideia deste projeto, que surgiu depois de a autora visitar as casas e propriedades que pertenceram ao escritor William Shakespeare na pequena cidade de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, é despertar nos leitores a curiosidade para conhecer um pouco mais sobre os espaços e protagonistas que compõem o mundo das letras na metrópole paulistana. São 21 rotas que o leitor poderá conhecer ou relembrar sob um olhar lírico e poético. Por meio deste livro-guia é possível descobrir onde a literatura pulsa em São Paulo, como se os leitores estivessem tomando um café com os principais expoentes dessa área.

(Foto: Marcos Leal, Leonardo Aguiar e Rodrigo Soldon CC BY 2.0)

Inscrições a partir do dia 26/01, às 14h.

Palestrantes

Goimar Dantas

Goimar Dantas

Jornalista, roteirista, escritora e mestre em comunicação e letras pela Universidade Mackenzie. Tem seis livros publicados, além de participar de antologias de poesias, sendo a mais recente delas Amar, verbo atemporal: 100 poemas de amor (Editora Rocco, 2012). É autora de Estrelas são pipocas e outras descobertas, publicado em 2013 no Brasil pela Cortez Editora. (Foto: Chris Ceneviva)

Data

11/02/2015 a 11/02/2015

Dias e Horários

Quarta, 20h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP
 

Valores

Grátis.