Atividades

A música e as práticas corporais como processos educativos da educação não formal

Saberes na roda: o choro e o Hip-Hop (em) cena

Voltar para o início Saberes na roda: o choro e o Hip-Hop (em) cena

Programa

Neste encontro pretende-se abordar os processos educativos em ambientes de educação não formal, a partir de duas situações: a interação entre músicos em uma roda de choro, e manifestações como a dança de rua, o parkour e o skate. A roda de choro é uma prática social e uma manifestação musical, coletiva, que lança o olhar do pesquisador para processos educativos que nela ocorrem, e em como eles contribuem para a formação dos indivíduos.  As expressões corporais na rua apontam para as práticas formadoras da subjetividade juvenil urbana, tomando como medida certa centralidade do corpo nos fenômenos sociais urbanos contemporâneos, os jovens que dele participam, estão num limite entre a sociedade de consumo e as políticas públicas. Neste bate-papo, tem-se a intenção de pensar sobre os processos educativos contemporâneos fora dos contextos formais.

 

O encontro terá mediação de Juliana Pedreschi Rodrigues. Professora da EACH/USP, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/CNPQ/USP) e presidente do Nodo Brasil da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural. 



(Foto: Pixabay)

Palestrantes

Daltro Cardoso Rotta

Daltro Cardoso Rotta

Mestre em Educação pela UNICAMP. Trabalha na Educação Não Formal e na FUNDHAS/São José dos Campos/SP, instituição pública municipal encarregada do desenvolvimento de políticas públicas de educação e assistência para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

 

Eduardo Fiorussi

Eduardo Fiorussi

Docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desenvolve pesquisas e ações no campo da cultura popular e da educação musical em ambientes escolares e não escolares.

Bibliografia

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer, 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel. A cultura no Plural. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1995.

DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o aro e o Hip-Hop na socialização da juventude.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

DAYRELL, Juarez. (Org.) Múltiplos olhares sobe educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DELEUZE, Gilles. Foucault, São Paulo: Brasiliense, 1988.

HERSCHMANN, Micael. O Funk e o Hip-Hop invadem a cena, Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

PARK, M. B. e FERNANDES, R. S. (orgs.) Educação não formal:contextos, percursos, sujeitos. Campinas, SP CMU/Holambra, SP: Ed. Setembro, 2005.

ROTTA, Daltro C. O Hip-Hop (en)cena: problemáticas acerca do corpo, da cultura e da formação, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Unicamp, 2006.

SINSON, Olga R. de M. von; PARK, M. B. e FERNANDES, R. S. (orgs). Educação não formal: cenários de criação, Campinas/SP: Editora Unicamp/CMU, 2001.

TRILLA, Jaume. La educacion fuera de la escuela - ambitos no formales y educación social. Barcelona Ariel, 1996

VELHO, Gilberto (Org.) Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

VELHO, Gilberto & KUSCHINIR (orgs.) Pesquisas Urbanas: desafio do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

WACQUANT, Loïc. Corpo e Alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Resume Dumará, 2002.

FIORI, E. M. Conscientização e Educação. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS. 11 (1), p. 3-10, jan/jun 1986.

FIORUSSI, E. Roda de choro: processos educativos na convivência entre músicos. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar). São Carlos: UFSCar, 2012.130 f.

FREIRE, P.  Pedagogia do oprimido. 47a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 216 p.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 248 p. 

LARROSA BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº19, p. 20-28, 2002.

MOURA, R. M. No princípio, era a roda: um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: ed. Rocco, 2004.

OLIVEIRA, M. W.; GONÇALVES e SILVA, P.; MONTRONE, A.; JOLY, I. Z. L.; GONÇALVES, L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: 32ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: sociedade, cultura e educação: novas regulações. 2009, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2009, p.1-17. (CDROM).

PINTO, A. G. O Chôro. Reminiscências dos chorões antigos. Rio de Janeiro, 1936.

 

Data

29/08/2015 a 29/08/2015

Dias e Horários

Sábado, 14h30 às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira