Atividades

Painel dinâmico e interdisciplinar de estudo da cidade.

São Paulo e territorialidade

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Programa

A história de São Paulo, em linhas gerais, é bastante conhecida. Ela era um pequeno povoado de onde partiam os Bandeirantes em busca de minérios e pedras preciosas e, por esta via, colonizaram grande parte do território brasileiro. Em meados do século XIX a associação da riqueza do café com a infraestrutura necessária para sua exportação fez com que a Vila de Piratininga se transformasse em uma grande cidade industrial e, depois, em uma das maiores metrópoles do mundo.
Nosso curso não se propõe a recontar esta história e, sim, por meio de mapas e iconografia mostrar como se deu este crescimento e o grande impacto no território proporcionado pela cidade que “nunca para”. Propomos uma observação de como a cidade construiu seu território urbano e destruindo o geográfico.

Escolhemos como ponto de partida, a região do Rio Tamanduateí próxima ao Centro, a Várzea do Carmo, hoje Parque Dom Pedro II. As justificativas para tal escolha são inúmeras, algumas delas: A chegada à Vila de Piratininga se dá por ali, inclusive para os fundadores do Colégio de São Paulo, tendo a várzea como base impõe-se a colina de fundação, estratégica para defesa e próxima ao rio, água e locomoção.  A região do PDP II é uma síntese do modelo de crescimento da cidade, várzea natural do rio; depois drenada para uso do solo urbano; depois parque aprazível para a classe trabalhadora instalada no Pari, Brás e Mooca; depois terminal de ônibus vindos da já imensa Zona Leste; depois terra arrasada ou subsolo de viadutos e vias expressas. Tudo isso num prazo de pouco mais de 100 anos!  É o laboratório dos grandes equívocos urbanísticos do século 20.

A partir das várias camadas que compõe o PDP II serão desenvolvidas três questões específicas da territorialidade paulistana: 1. Os rios da cidade, a grande quantidade e seu “apagamento”. 2. As infraestruturas de circulação e a cidade de crescimento ilimitado. 3. A vida em São Paulo, cidadania e espaços públicos.

O curso está organizado em quatros encontros com temas específicos que vão interagindo uns aos outros formando um painel dinâmico e interdisciplinar de estudo da cidade. Porém nada melhor do que andar pela cidade para conhecê-la, portanto o curso deve terminar com um passeio-deriva pelo Centro da cidade:
1. De Várzea do Carmo a Pque Dom Pedro II, o sítio natural, a história e as camadas urbanas.
2. Os rios da cidade, São Paulo tem grande densidade e capilaridade hídrica, o modelo urbanístico adotado em sucessivas ações apagou essa rede do mapa da cidade.
3. As infraestruturas de mobilidade, dos bondes ao automóvel a o retorno dos trilhos. Toda esta história tem como ponto nevrálgico a Várzea do Carmo.
4. Viver na cidade. Uma discussão sobre os espaços públicos em São Paulo, tendo como referência morfológica, funcional e simbólica os estágios da ocupação da Várzea, tanto no processo construído quanto nos projetos criados para o PDP.
5. Deriva pelo Centro da cidade até o Mercado Municipal no PDP

No dia 03/10*, sábado, haverá uma visita à Várzea do Carmo.

(Foto:  Jorge Bassani)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Jorge Bassani

Jorge Bassani

Defendeu a tese de livre-docência “Das intervenções artísticas à ação política urbana” em 2019 na FAU-USP, onde é professor no Departamento de História das disciplinas de urbanismo e urbanização. Coordenador desde 2012 do GeMAP – Grupo de Estudos Mapografias Urbanas.
(Foto: Beatriz Masson)



 

 

Data

11/09/2015 a 03/10/2015

Dias e Horários

Sextas, 19h30 às 21h30; *Sábado, 10h às 13h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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