Atividades

As transformações urbanas, arquitetônicas e culturais da cidade de São Paulo e seus significados a partir das lentes fotográficas.

São Paulo em fotografia: transformações visuais da metrópole

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Programa

Ciclo voltado para o trabalho de diferentes fotógrafos com atuação em São Paulo, desde a segunda metade do século XIX ao início do século XXI, que direcionaram as suas lentes para as transformações urbanas da vida social na metrópole paulistana. O ciclo também busca proporcionar uma reflexão ampliada sobre as múltiplas representações visuais que, historicamente, contribuíram para a formação de concepções específicas sobre a relação entre a história e a memória da cidade. 

08/09 - Registros sempre presentes: as imagens de Militão Augusto de Azevedo na contemporaneidade
As séries fotográficas da cidade de São Paulo realizadas por Militão Augusto de Azevedo em 1860 e 1887 alcançaram ampla longevidade. Ao longo do século XX, em função das sucessivas apropriações por editores, curadores e acadêmicos, seus registros serviram para alimentar representações da cidade, especialmente, em ocasiões comemorativas. A palestra abordará as qualidades plásticas dos registros da cidade pelas lentes de Militão, bem como os contextos em que esses registros foram acionados, nos séculos XX e XXI, para narrar o passado e a evolução urbana da capital paulista.

Com Solange Ferraz de Lima.

15/09 - Temporalidades em foco – nas ruas paulistanas de Guilherme Gaensly, de Aurélio Becherini e de Vincenzo Pastore
O que a fotografia de rua produzida em São Paulo nas primeiras décadas do século XX pode revelar acerca do ritmo das transformações por que passou o imaginário fotográfico da cidade desde que veio a público o pioneiro e singular Album Comparativo da Cidade de São Paulo (1862-1887), de Militão Augusto de Azevedo? Assumindo-se imagens rua de Guilherme Gaensly, de Aurélio Becherini e de Vincenzo Pastore da primeira década do século XX como testemunhos fenomênicos do encontro fatual entre o fotógrafo e fotografados em primeiro plano ou perto dali, nas ruas e/ou largos paulistanos de então, é possível identificar o “estranhamento revelador” (Martins, 2008) de que cada um dos conjuntos fotográficos é documento.

Por essa via metodológica desvelam-se imaginações fotográficas que, coexistentes no tempo e no espaço, combinam de duas maneiras distintas referências visuais justamente ao tempo histórico contidas nas ruas e largos fotografados. Essa lógica representacional comum em meio às diferenças evidencia um imaginário no qual convivem de modo sui generis temporalidades diversas, o antigo e o moderno, embaralhando a própria cronologia de produção das respectivas imagens. E uma até então pouco enfatizada história da fotografia de rua se deixa intuir na representação visual da cidade daquele momento..

Com Fraya Frehse.

22/09 - As imagens de São Paulo à época do IV Centenário de fundação da cidade
Nos anos que antecederam as comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo houve um aquecimento do mercado editorial. Foram lançados vários álbuns da cidade que ambicionavam alçar a cidade à condição de grande capital moderna e para isso contribuiu a utilização de uma estética fotográfica que inovou a linguagem visual no século XX. Curiosamente, uma estética constituída para questionar seu objeto fotográfico passa a ser utilizada, nos anos 50, com fortes representações comprometidas com o discurso do progresso. Nosso objetivo é compreender como estas mudanças de significados foram possíveis.

Com Vânia Carneiro de Carvalho.

29/09 - São Paulo: como ver a cidade/comover a cidade/como veracidade
Retomar as imagens da cidade feita por fotógrafos como: Aurélio Becherini, Benedito Junqueira Duarte e compará-las com os cartões postais do Foto Labor e Foto Postal Colombo nas décadas de 1950 e 60. Contrapor essas imagens às fotografias de Thomaz Farkas, German Lorca e de fotógrafos do Foto Cine Clube Bandeirante. Discutir a imagem da cidade na segunda metade do século XX a partir das fotografias de Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Juca Martins, Carlos Fadon Vicente, Gal Oppido, Cássio Vasconcellos, Iatã Cannabrava, Arnaldo Pappalardo, Tuca Vieira e Felipe Russo, e evidenciar a impossibilidade de perceber a cidade em sua totalidade territorial.

Com Rubens Fernandes Júnior.

(Foto:  Bianca Bueno CC BY 2.0)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Solange Ferraz de Lima

Solange Ferraz de Lima


Doutora em História Social pela USP. É docente da mesma universidade, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual.
(Foto: Acervo pessoal)


Rubens Fernandes Júnior

Rubens Fernandes Júnior

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP. Publicou Labirinto e Identidades - Fotografia Brasileira Contemporânea. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

MENDES, Ricardo. Pensamento Crítico em Fotografia. Antologia Brasil, 1890-1930. São Paulo: Edição do autor, 2012.

 

CAMPOS, Eudes. A cidade de São Paulo e a era dos melhoramentos materiaes. Obras públicas e arquitetura vistas por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo. Anais do Museu Paulista, v. 15, n. 1, jan-jun 2006, pp11-114.

 

ARAÚJO, Iris Morais. Versões do “progresso”: a modernização como tema e problema do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo. Anais do Museu Paulista, v. 18, n.2, jun-dez  2010, p. 147-202.

 

CARVALHO, Vânia Carneiro & LIMA, Solange Ferraz de. Fotografia e Cidade. Campinas: Mercado de Letras, 1997.

 

FERNANDES Jr., Rubens;BARBUY, Heloisa;FREHSE, Fraya. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

 

LAGO, Pedro Correa. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Ed. Capivara, 2001.

 

CARVALHO, Vânia Carneiro & LIMA, Solange Ferraz de. São Paulo antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militãons pinturas do Museu Paulista. . Anais do Museu Paulista, n. 1, 1993.

 

CARVALHO, Vânia Carneiro & LIMA, Solange Ferraz de. Representações urbanas: Militão Augusto de Azevedo e a memória visual da idade de São Paulo. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 27, 1998.

 

CARVALHO, Vânia Carneiro & LIMA, Solange Ferraz de. Vistas urbanas, doces lembranças: o 'antigo' e o 'moderno' nos álbuns fotográficos comparativos. In: PIRES, F. Murari. (Org.). Antigos e Modernos: diálogos sobre a (escrita da) história. São Paulo: Alameda, 2009, v. 01, p. 397-426.

 

KOSSOY, Boris. Militão Augusto de Azevedo e a documentação fotográfica de São Paulo (1862-1887): recuperação da cena paulistana através da fotografia. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Política, 1978.

 

TAUNAY, Affonso de E. Velho São Paulo (03 volumes). São Paulo: Melhoramentos, 1953.

 

LAURITO, Ilka Brunhilde. “O século XIX na fotografia de Militão, in: Suplemento Literário, jornal O Estado de São Paulo, 31 de dezembro de 1972.

 

Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862-1887-1814. São Paulo: Casa Duprat, 1914, 02 volumes, 103 fotografias originais.

 

AZEVEDO, Militão Augusto. Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862-1887. São Paulo: Photographia Americana, 1887. 60 fotografias originais.

 

Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862-1887. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo/Secretaria Municiapl de Cultura., 1981.

 

 

Data

08/09/2015 a 29/09/2015

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

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