Saraus, literatura marginal e educação
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A cada edição, o sarau ‘Parada Poética’ recebe cerca de 300 pessoas, das mais diversas origens, que se reúnem para declamar poesias em um cenário que foge ao tradicionalismo: uma estação de trem, decorada com livros, objetos poéticos e o microfone sempre aberto. Um lugar onde a palavra falada rompe o silêncio costumeiro das bibliotecas e livrarias. Sempre às segundas-feiras e com entrada franca.
O nome ‘Parada Poética’ foi escolhido justamente para desmistificar a palavra sarau como algo distante da realidade da população A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica. A cada edição um ou mais poetas são convidados, a fim de promover um intercâmbio entre os saraus, os escritores e o público.
Além deste projeto, Renan Inquérito também desenvolve outros trabalhos como a Poesia nas Escolas, que atingiu pelo menos 10 mil crianças e adolescentes com edições e apresentações de saraus. Renan apresentará a sua experiência enquanto “Professor MC”, gestor cultural, compartilhando com o público o seu processo criativo e de produção dessas ações.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Imagem: Divulgação)
Palestrantes

Renan Inquérito
Rapper, poeta e professor. Mestre em Geografia pela Unicamp e doutorando em Geografia pela Unesp. Já percorreu mais de 40 escolas com seus projetos, shows e debates, além de visitar, com frequência, unidades da Fundação Casa.
(Foto: Monica Ogaya)
Bibliografia
INQUERITO, Renan. #PoucasPalavras. Literarua. São Paulo, 2013.
INQUERITO, Renan. Poesia Pra Encher a Laje. Literarua. São Paulo, 2016.
Data
02/03/2017 a 02/03/2017
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.