Atividades

O brincar como política pública

Curso On-Line
Semana Mundial do Brincar: histórico, temática e incidência política

Voltar para o início Semana Mundial do Brincar: histórico, temática e incidência política

Programa

O curso compartilha o histórico e princípios da Semana Mundial do Brincar, apresenta estudos práticos e incidência política, considerando o brincar como política pública. Também aprofunda a temática da edição de 2024 "Vem pra roda: no ritmo do brincar".

Esta iniciativa é promovida pela Aliança pela Infância.

 

Programa:

 

16/4

- Histórico e princípios da Semana Mundial do Brincar.

- Orientações para  engajamento e participação na Semana Mundial do Brincar.

- Como organizar uma atividade lúdica?

- Introdução à Temática da SMB 2024 - "Vem pra roda: No ritmo do brincar"

 

17/4

- Reflexões sobre a importância do brincar livre

-Aprofundando a temática da SMB 2024 - "Vem pra roda: No ritmo do brincar"

-Simbologia da roda em diferentes culturas

-Culturas infantis, músicas e brincadeiras de roda

 

18/4

-Incidência política para o Brincar.

-A Semana Mundial do Brincar como política pública

-Ferramentas práticas e recursos para implementação da Semana Municipal do Brincar como política pública.

-Estudo de caso sobre a SMB como política pública municipal.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.


Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Núcleo Sapiranga - Aliança pela Infância)

Palestrantes

Adriana Friedmann

Adriana Friedmann

Apaixonada por crianças e pela educação desde a infância, graduou-se em Pedagogia nos anos 80. Sua jornada a levou a mergulhar em estudos sobre o brincar livre das crianças, tema de seu mestrado, e posteriormente a explorar a Antropologia da Infância em seu doutorado. Co-fundadora da Aliança pela Infância, dedica-se há mais de 45 anos a desenvolver propostas de formação e trocas para educadores e interessados nas infâncias, compartilhando suas aprendizagens por meio de livros, artigos e ensaios.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniela Signorini

Daniela Signorini

Doutora em Educação, mestra em Estudos Culturais e bacharel em Lazer e Turismo. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil na USP. Atua como professora e autora de livros nas áreas de educação, lazer e turismo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Letícia Zero

Letícia Zero

Coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, onde apoia a mobilização de diversas pessoas e organizações por uma infância plena, digna e cheia de encantamento.Trabalha com e pela infância e em todo tempo observa tanto as crianças quanto as nuvens e as cenouras de diversas cores.
(Foto: Acervo Pessoal)

Soraia Saura

Soraia Saura

Bacharel em Filosofia com mestrado e doutorado em Antropologia do Imaginário e professora doutora na EEFE-USP. Desenvolve pesquisas na área do movimento humano (lazer, atividade física e esporte) com ênfase em filosofia e antropologia e na área dos Estudos do Imaginário, com diversas publicações na área.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fabiana Moraes

Fabiana Moraes

Advogada, doutora em Serviço Social e presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de São Caetano do Sul. Exerce advocacia consultiva na área sociojurídica com escopo no âmbito integral e protetivo dos direitos das infâncias e juventudes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Liana Pinto Tubelo

Liana Pinto Tubelo

Educadora física, professora, brinquedista, mestre em Educação, especialista em neuropsicologia, ciências do movimento humano e psicanalista. Tem experiência com assessoria educacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/04/2024 a 18/04/2024

Dias e Horários

Terça a Quinta, 10h às 12h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 13/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis

Inscreva-se agora