Atividades

Promoção da Acessibilidade aos museus e espaços culturais

Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais

Voltar para o início Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais

Programa

Realizado em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa Acessibilidade em Museus/GEPAM, o seminário configura-se como um espaço de reflexão sobre os desafios contemporâneos na promoção da Acessibilidade aos museus e espaços culturais.

Com apoio do Memorial da Resistência, Memorial da Inclusão/Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, Instituto de Estudos Brasileiros, Museu Paulista e Museu de Arte Contemporânea de Bogotá (Colômbia).

Programa
15/5
10h – Receptivo e café

10h30  às 11h- Sessão de Abertura

11h às 12h30- Conferência Projetos Culturais Participativos com Pessoas com Deficiência Intelectual
Reflexões sobre as práticas curatoriais realizadas por artistas com deficiência intelectual como um lugar para auto-afirmação, debatendo a noção da arte como advocacy.
Apresentação dos trabalhos de curadoria e ação cultural com participação de pessoas com deficiência intelectual, junto a instituições no Reino Unido.
Com Jade French (Reino Unido).


*haverá tradução simultânea inglês/português


12h30 às 14h - Almoço.

14h às 17h - Mesa Redonda Acessibilidade em Espaços Culturais
Praticas e novos desafios de programas de acessibilidade em suas instituições.
Com Ligia Zamaro, Pamela López Rodríguez (Chile), Márcia Bamberg e Tatiana Quevedo (Colômbia).


Mediação: Viviane Sarraf.


*haverá tradução simultânea inglês/português


16/5
10h30  às 11h30 - Conferência “Accessibility in Smithsonian Museums”
Apresentação da área de Acessibilidade do Instituto de Museus Smithsonian com foco especial para os novos programas desenvolvidos para atender a demandas atuais do movimento das pessoas com deficiência.
Com Ashley Grady (EUA).


*haverá tradução simultânea inglês/português 


11h30  às 12h - Coffee break temático.

1. Expografia acessível, mediação de Silvia Arruda e Daniel Gonzales.
2. Projetos participativos, mediação de Viviane Sarraf e Isabela Arruda.
3. Protagonismo de pessoas com deficiência no universo cultural, mediação de Natália Varoni e Lara Souto.
4. Novas oportunidades para pessoas com deficiência intelectual, mediação de Marília Costa Dias.

12h às 13h30 - Almoço.

13h30 às 15h30 - Mesa Redonda Expografia Acessível.
Apresentação de informações, conceitos e projetos de exposições desenvolvidas e/ou adaptadas com recursos de acessibilidade física e comunicacional.
Com Silvia Arruda, Daniel Augusto Bertho Gonzales, Isabela Ribeiro de Arruda e Denise Cristina Carminati Peixoto Abeleira.
Mediação: Andrea Amaral Biella.

15h30 às 17h30 - Mesa Redonda Protagonismo das pessoas com deficiência em espaços culturais e exposições.
Discussões e experiências sobre a participação das pessoas com deficiência como representantes e na concepção de exposições e ações culturais.
Com Carla Grião, Natália Varoni e Lara Souto.
Mediação: Lia Emi.

17/5
10h às 13h - Oficinas (vagas limitadas: inscrições presenciais nos dias 15 e 16/05).

1. Comunicação Acessível: Comunicação acessível, escrita e linguagem simples aplicada a exposições.
Com Eduardo Cardoso.

2. Acessibilidade em Museus de Ciências: Fundamentação e práticas sobre o uso de  recursos acessíveis na mediação em museus de ciências.
Com Ianna Gara Cirilo - GEPAM e Butantan para Todos.



3. Tecendo vínculos: a potência dos encontros entre saúde e arte no museu: Resultados e atividades práticas das ações do Programa de Acessibilidade Socioeducativa e Cultural Viva Arte! do MAC USP junto a grupos de usuários de instituições da rede da saúde mental do Município.
Com Andrea Amaral Biella.

13h às 14h30 - Almoço.

14h30 às 17h30 - Oficinas (por inscrição).

1. Conhecendo a surdocegueira, formas de comunicação e acessibilidade: A abordagem prática e teórica sobre as formas de comunicação hápticas e tecnologia assistiva para pessoas com Surdocegueira.
Com Lia Emi, Camila Indalecio Pereira, Carlos Jorge W. Rodrigues, Claudia Sofia Indalecio Pereira e Eulália Alves Cordeiro.

2. Desenvolvimento de materiais pedagógicos para leitura de imagem com público cego: Reflexão sobre práticas e desenvolver materiais didáticos de baixo custo que possam tornar a leitura de imagens acessível à pessoa cega em museus e espaços culturais.
Com Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão.

3. Curadorias participativas: Diretrizes para desenvolvimento de exposições e ações educativas com participação do público.
Com Viviane Sarraf.

18/5
Visitas técnicas: visitas opcionais a Centros Culturais e Museus serem divulgadas no primeiro dia do evento.

O evento contará com audiodescrição e libras do dia 15 ao 17/05 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


(Créditos: GEPAM)

Palestrantes

Andrea Amaral Biella

Andrea Amaral Biella

Doutoranda e mestre em Educação pela USP. Especialista em Ensino, Arte e Cultura pela ECA/USP. Educadora do Museu de Arte Contemporânea (USP). Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ashley Grady

Ashley Grady

(EUA)
Mestre em Educação. Assistente de Coordenação do Programa de Acessibilidade do Smithsonian Institution. Atuou como professora de educação especial em diferentes escolas e organizações.
(Foto: Motoko Hioki)

Camila Indalecio Pereira

Camila Indalecio Pereira

Representante da Associação Brasileira de Surdocegos - ABRASC, membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carla Grião

Carla Grião

Bacharel em Museologia pela UFOP. Museóloga do Memorial da Inclusão, onde realiza assessoria a projetos de exposições acessíveis e mediação educativa. Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carlos Jorge W. Rodrigues

Carlos Jorge W. Rodrigues

Diretor Geral da Associação Brasileira de Surdocegos - ABRASC, Representante Regional da América Latina na World Federation of the Deaf Blind - WFDB.
(Foto: Acervo Pessoal)

Claudia Sofia Indalecio Pereira

Claudia Sofia Indalecio Pereira

Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Surdocegos - ABRASC, Vice-presidente da Associação APILSBESP, Coordenadora do Curso de Formação de Guia-interpretação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniel Augusto Bertho Gonzales

Daniel Augusto Bertho Gonzales

Graduado e licenciado em História pela USP. Analista de Educação responsável pelo projeto de acessibilidade do Memorial da Resistência. Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Cristina Carminatti Peixoto Abeleira

Denise Cristina Carminatti Peixoto Abeleira

Bacharela e licenciada em História pela USP, com especialização em Educação Ambiental pela Unesp e em Metodologia do Ensino pela mesma instituição. Mestra em Arqueologia com ênfase em Educação pelo MAE-USP. Atua como educadora responsável pelo projeto de acessibilidade do plano de exposições do Museu do Ipiranga 2022.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eduardo Cardoso

Eduardo Cardoso

Arquiteto e urbanista, doutor em Design. Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordenador do Grupo COM Acesso - Comunicação Acessível e do Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultural Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
(Foto: Ricardo Costa)

Início da descrição da imagem

Fotografia do peito para cima de Eduardo Cardoso. É branco, tem 39 anos, cabelos e barba curtos pretos, sobrancelha grossa também preta, olhos castanhos amendoados, nariz e lábios finos, maxilar proeminente e queixo quadrado. Usa óculos de grau com fina armação marrom, camisa azul com estampa de bandeiras e está de braços cruzados em frente a uma estante com livros.

Fim da descrição da imagem

Eulalia Alves Cordeiro

Eulalia Alves Cordeiro

Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Surdocegos - ABRASC. Participou das Conferências dos Direitos Humanos, nos âmbitos Municipal, Estadual e Nacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão

Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão

Mestre em Educação Especial pela USP. Professor de Atendimento Educacional Especializado na rede estadual de São Paulo. Docente voluntário na Fundação Dorina Nowill para Cegos. Membro do GEPAM.
(Foto: Heitor Rodrigues)

Ianna Gara Cirilo

Ianna Gara Cirilo

Mestranda em Ensino e História das Ciências e Matemática pela UFABC. Educadora do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, atuando nas áreas de educação não formal e acessibilidade. Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Isabela Ribeiro de Arruda

Isabela Ribeiro de Arruda

Graduada e licenciada em História pela USP. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo SESC. Supervisora do Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista. Membro do GEPAM.
(Foto: Hélio Nobre)

Jade French

Jade French

(Reino Unido)


Doutora pela Universidade de Leeds (Inglaterra). Diretora de Desenvolvimento do Complexo Galeria-Estúdio The Royal Standart e Coordenadora/Integrante do Grupo AaA de ativistas culturais com deficiência intelectual. 


(Crédito: Becky Peach)

Lara Souto

Lara Souto

Mestre em Estudos Linguísticos e Literários pela USP. Coordenadora de desenvolvimento de Programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lia Emi

Lia Emi

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Especialista em Formação de Educadores de Pessoas com Deficiências Sensoriais e Múltiplas pelo Mackenzie. Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ligia Zamaro

Ligia Zamaro

Assistente técnica da área de acessibilidade na Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.

(Acervo Pessoal)

Márcia Bamberg

Márcia Bamberg

Especialista em Patrimônio Cultural e Identidade pela Universidade Luterana do Brasil. Coordenadora do Setor de Acessibilidade do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.
(Foto: Divulgação)

Marília Costa Dias

Marília Costa Dias

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente faz a direção pedagógica da Unidade Granja Viana da Escola da Vila. Nos últimos anos dedicou-se à reflexão sobre a prática inclusiva, atuando na formação de professores, educadores e gestores, em parceria com Secretarias Municipais de Educação, escolas particulares, assim como no ensino superior e em organizações sociais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Natália Varoni

Natália Varoni

Graduada em História pela USP. Membro do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pamela Lopez Rodriguez

Pamela Lopez Rodriguez

(Chile)
Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Columbia (EUA). Diretora de Programação e Públicos do Centro Cultural Gabriela Mistral e docente da Universidade Católica do Chile.
(Foto: Acervo Pessoal)

Silvia Arruda

Silvia Arruda

Arquiteta pela FAU Santos. Especialista em curadoria pela FASM e acessibilidade pelo MAE USP e SMPED, com ênfase em expografia acessível. Participa dos grupos de pesquisa REM (Rede de Educadores em Museus SP) e GEPAM (Grupo de Estudos e Pesquisa de Acessibilidade em Museus-USP). É mãe da Raquel, de 30 anos, jornalista, cadeirante e blogueira.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tatiana Alexandra Quevedo Mogollón

Tatiana Alexandra Quevedo Mogollón

(Colômbia)
Coordenadora de educação do Museo de Arte Contemporáneo de Bogotá. Participou de projetos educativos e museográficos para instituições como o  Museo del Vidrio de Bogotá, Museo Nacional de Colombia, e Museo Comunitario de Guainía, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Viviane Panelli Sarraf

Viviane Panelli Sarraf

Pesquisadora do IEB-USP. Pós-doutora em Museologia pela USP. Fundadora da Museus Acessíveis, trabalhou na criação do Centro de Memória Dorina Nowill e é coordenadora do GEPAM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/05/2018 a 18/05/2018

Dias e Horários

15/5, terça, 10h às 17h.
16 a 18/5, quarta a sexta,10h às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira