Atividades

Refletindo sobre as especificidades dos movimentos juvenis a partir da centralidade da comunicação e do consumo.<br />

Sentidos do Ativismo Juvenil

Voltar para o início Sentidos do Ativismo Juvenil

Programa

O projeto de pesquisa “Você marcha para quê? Sentidos do ativismo juvenil nas culturas comunicacionais e do consumo”, coordenado pela professora Rose de Melo Rocha, tem como objeto de estudo as formas contemporâneas de engajamento juvenil que se constituem do cruzamento entre o consumo de materialidades e de visualidades, entre a cultura massiva e a midiática, entre a urbanidade e a virtualidade. Segundo esta abordagem as mobilizações juvenis denominadas de marchas, caracterizam-se como ações comunicacionais e práticas de consumo de fronteira. Nesta palestra a pesquisadora apresenta o mapeamento e análise de algumas marchas juvenis ocorridas no Brasil, com ênfase na cidade de São Paulo, a correlação destas com movimentos anteriores (ambientalistas, anti-capitalistas, críticos da mídia de massa) e com as manifestações de 2013.  Pretende-se ainda, refletir sobre as concepções de políticidade, de consumo e de mídia, seus modos e contextos de expressão, e a centralidade da comunicação, do corpo e das tecnicidades. 

(Foto: Marcelo Camargo CC BY 3.0)

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Rose de Melo Rocha

Rose de Melo Rocha

Pós-doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP. Vice-coordenadora do GT Imagem e Imaginários Midiáticos da Compós e do GT Comunicação, consumo e novos fluxos políticos: ativismos, cosmopolitismos, práticas contra-hegemônicas do Comunicon. Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

ROCHA, Rose de Melo; BATISTA, B. B. Eu serei meu próprio fetiche: nudez em templos de artifício ou ativismos de mulheres-imagens. Revista FAMECOS (Online), v. 21, p. 698-720, 2014.

ROCHA, Rose de Melo; HOFF, T. M. C. Corpo-mídia e cidade-mídia como instâncias comunicacionais: consumo, imagens e identidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 10, p. 125-133, 2013.

ROCHA, Rose de Melo. Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis. E-Compós (Brasília), v. 9, p. 1, 2007.

ROCHA, Rose de Melo; BORELLI, Silvia Helena Simões. Temporalidades e territorialidades juvenis em uma metrópole brasileira. Nómadas (Bogotá), Bogotá, Colômbia., v. 23, p. 58-67, 2005.

ROCHA, Rose de Melo; BORELLI, S. H. S; OLIVEIRA, R. C. A. ; SILVA, J. C. ; SOARES, Rosana de Lima ; SILVA, Gislene da ; SILVA, E. S. Jovens na cena metropolitana: percepções, narrativas e modos de comunicação. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2009. v. 1. 184p .

ROCHA, Rose de Melo. Culturas juvenis, consumo e politicidades: uma abordagem comunicacional. In: Inês Sampaio. (Org.). Comunicação, Cultura e Cidadania. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2012, v. 1, p. 95-106.

ROCHA, Rose de Melo. Juventudes, comunicação e consumo: visibilidade social e práticas narrativas. In: Lívia Barbosa. (Org.). Juventudes e gerações no Brasil contemporâneo. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. 1, p. 238-274.

ROCHA, Rose de Melo. Consumo y visibilidad en las actitudes politicas juveniles en Latinoamérica. Conexiones. Revista Iberoamericana de Comunicación, v. 2, p. 19-28

 

Data

06/08/2015 a 06/08/2015

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

Inscreva-se agora