Sentidos do Ativismo Juvenil
Voltar para o inícioPrograma
O projeto de pesquisa “Você marcha para quê? Sentidos do ativismo juvenil nas culturas comunicacionais e do consumo”, coordenado pela professora Rose de Melo Rocha, tem como objeto de estudo as formas contemporâneas de engajamento juvenil que se constituem do cruzamento entre o consumo de materialidades e de visualidades, entre a cultura massiva e a midiática, entre a urbanidade e a virtualidade. Segundo esta abordagem as mobilizações juvenis denominadas de marchas, caracterizam-se como ações comunicacionais e práticas de consumo de fronteira. Nesta palestra a pesquisadora apresenta o mapeamento e análise de algumas marchas juvenis ocorridas no Brasil, com ênfase na cidade de São Paulo, a correlação destas com movimentos anteriores (ambientalistas, anti-capitalistas, críticos da mídia de massa) e com as manifestações de 2013. Pretende-se ainda, refletir sobre as concepções de políticidade, de consumo e de mídia, seus modos e contextos de expressão, e a centralidade da comunicação, do corpo e das tecnicidades.
(Foto: Marcelo Camargo CC BY 3.0)
Palestrantes
Rose de Melo Rocha
Pós-doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP. Vice-coordenadora do GT Imagem e Imaginários Midiáticos da Compós e do GT Comunicação, consumo e novos fluxos políticos: ativismos, cosmopolitismos, práticas contra-hegemônicas do Comunicon. Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. (Foto: Acervo pessoal)
Bibliografia
Data
06/08/2015 a 06/08/2015
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h.