Atividades

International Conference on Sound Studies

Contextos
SONOLOGIA 2016 - Out of Phase

Voltar para o início SONOLOGIA 2016 - Out of Phase

Programa

SONOLOGIA 2016 - Out of Phase é uma conferência internacional voltada para o campo dos Estudos do Som. O evento é marcado pela ênfase na pesquisa transdisciplinar envolvendo diferentes instâncias culturais, políticas, artísticas e exploratórias em que o som tem papel protagonista.
Durante o evento serão apresentadas 4 palestras proferidas por convidados de renome internacional, cerca de 50 comunicações de pesquisa e mesas de debate.

O SONOLOGIA 2016 - Out of Phase é uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do SESC e o Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://www2.eca.usp.br/sonologia

O NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo – Brasil, é um centro dedicado à investigação acadêmica num ambiente interdisciplinar que integra disciplinas voltadas para os estudos do som, para a reflexão crítica sobre a música e as artes sonoras e para a pesquisa no campo das técnicas e tecnologias musicais.
Comitê Organizador: Fernando Iazzetta, compositor, pesquisador e professor livre-docente na área de sonologia na USP; Lilian Campesato, doutora em música pela USP e musicista voltada à experimentação de meios híbridos e não usuais de criação sonora; Rui Chaves, artista, performer e pesquisador. Pós-doutorando no Departamento de Música – NuSom/USP.

* A língua oficial do evento é o inglês. Haverá tradução simultânea para as 4 palestras convidadas.

Inscrições:
Além da participação dos congressistas, serão abertas 25 vagas para participantes-ouvintes que deverão passar por um processo de pré-seleção. Os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail sonologia@usp.br até o dia 24/10/2016 contendo: 1) uma descrição do seu interesse em participar no SONOLOGIA 2016 - Out of Phase (até 300 palavras); e 2) um breve currículo (até 300 palavras). Os selecionados devem ter disponibilidade para assistir aos 4 dias do evento e receberão um certificado de participação.

Comunicações de pesquisa:
Durante o evento serão apresentadas cerca de 50 comunicações de pesquisa selecionadas entre mais de 160 propostas enviadas por artistas e pesquisadores originários de 27 países diferentes. Os temas trazem perspectivas que variam de abordagens historiográficas, filosóficas e culturais a reflexões estéticas e poéticas acerca do som na cultura e nas artes.

Palestras:
Serão apresentadas quatro palestras durante o evento com pesquisadores de renome internacional que vêm se dedicando ao campo dos estudos do som.

Palestra 1: Dissolvendo o Objeto Sonoro
Partindo do "objeto sonoro" como uma fundação, este trabalho persegue múltiplas mediações do som, a sua inserção nas sociabilidades e nos ambientes em que os sujeitos estão enredados, bem como a natureza multissensorial de experiência sonora. Este exercício, por meio dos sons, leva aos seus limites a concepção recente que toma o não-humano em uma relação de simetria com o humano.
Com Georgina Born.

Palestra 2: Uma escuta tecnografada: microfonia experimental
O feedback entre o microfone e a cabeça resultou na ‘descoberta’ do irré (Myiarchus swainsonii). Esse processo tecnográfico será descrito, traçando analogias do balanço do trem com o pensamento de Paul Valéry (Valéry 1946), e do estado alterado de consciência para a musicologia de Douglas Kahn (Kahn 2001) com o racionalismo cartesiano.
Com Rodolfo Caesar.

Palestra 3: Porque não as nossas vozes?: novas escutas e novos mundos no universo sonoro imaginário
A arte sonora oferece a oportunidade de criticar o mundo que ouvimos por meio de novas e diferentes possibilidades. Os artistas sonoros estariam assumindo o desafio de oferecer novas formas de saber e de transformação a partir de novas formas de escuta e compreensão?  A arte sonora pode atuar como uma ferramenta de mudança radical?
Com Cathy Lane.

Palestra 4: Laura Boulton, etnomusicologia e a materialidade das mídias
Quando Laura Boulton viajou para o Caribe com seu marido ornitólogo na década de 1930, ela pretendia gravar os sons das ilhas que ela iria visitar. Seus interesses eram aves, instrumentos musicais e pessoas, e sua dedicação ao trabalho produziu milhares de gravações, bem como uma vasta coleção de instrumentos musicais. Na interseção entre os estudos de som e a história da antropologia, esta palestra diz respeito à busca de Boulton por sonoridades exóticas. Voltadas especificamente para o contexto sonoro de lugares como a Republica Dominicana, Haiti e Cuba, as gravações de Boulton permitem uma exploração das relações ontológicas entre a história natural (aves), a cultura material (instrumentos) e a etnografia (pessoas) por meio do som
Com Alejandra Bronfman.

(Ilustração: Walter Cruz)


Palestrantes

Rodolfo Caesar

Rodolfo Caesar

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Compositor e pesquisador interessado nas relações entre música e novas tecnologias. Suas pesquisas mais recentes abordam questões de materialidades na música, bio-acústica e estética.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cathy Lane

Cathy Lane

Compositora, artista sonora e pesquisadora. Seus trabalhos usam vozes, gravações de campo e materiais de arquivo para explorar ambientes e memórias sonoras a partir de uma perspectiva feminista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Georgina Born

Georgina Born

Professora de música e antropologia na Universidade de Oxford. Seus trabalhos no campo da etnografia institucional e da aplicação da antropologia ao estudo crítico da música são reconhecidos internacionalmente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alejandra Bronfman

Alejandra Bronfman

Doutora pela Princeton University (2000) e professora associada no Departamento de História da University of British Columbia. Sua pesquisa atual tem como objetivo registrar as histórias não escritas do rádio e de tecnologias sonoras relacionadas ao Caribe.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/11/2016 a 25/11/2016

Dias e Horários

Terça a Sexta, 10h às 19h30.

Os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail sonologia@usp.br até o dia 24/10/2016.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira