Atividades

Hunyuan Taiji Quan

Tai Chi Chuan: Mini Curso

Voltar para o início Tai Chi Chuan: Mini Curso

Programa

O "Taiji" (yin/yang) representa o Dao (vazio/caminho) da cultura e arte do povo chinês. Surgiu na China ancestral, o "Quan" (punho/corpo) representa a técnica da arte marcial chinesa.

Portanto o Taiji quan, como o próprio nome diz, é a união do Dao (o Caminho, os Princípios) e da técnica; nesta integração tanto os Princípios como a técnica são valorizados, como está expresso neste antigo pensamento chinês: "O Princípio sustenta a técnica tornando-a cada vez mais extraordinária, e esta abrilhanta o Princípio tornando-o cada vez mais compreensível e difundido". O criador do Taiji Quan foi um monge Daoísta de nome Chang San Fan, considerado um "imortal iluminado" e "homem verdadeiro"; somente um sábio deste nível poderia sintetizar numa prática os conhecimentos sobre o Dao, acumulados por milhares de anos, com as técnicas de combate. Portanto o Taiji quan apesar de ser uma prática muito profunda que pode conduzir a iluminação é também uma prática para cuidar do corpo, cultivar o Qi e para autodefesa e proteção.

O Taiji quan foi transmitido de geração em geração e com o passar do tempo a seqüência básica criada por Chang San Fan foi sendo ampliada e adaptada conforme às necessidades da época, das pessoas e dos lugares. Porém independente do estilo ou números de movimentos o Taiji quan é um método acessível às crianças, homens e mulheres de todas as idades, e proporciona, no mínimo, saúde, bem-estar e longevidade. É uma prática que exercita tanto o interno quanto o externo.

O estilo do Taiji quan mais antigo e que é considerado a origem de todos os outros estilos é o estilo Chen; a característica principal deste estilo é a prática da "força enrolada como um fio de seda" (chansi jing) e a técnica de "vibrar" (dou gong).

Neste curso estaremos estudando e vivenciando uma variação do estilo Chen denominada "Hunyuan". Criada pelo famoso grão mestre Feng Zhiqiang. Este estilo expressado como Hunyuan significa, Hun: misturado e Yuan: Original. Então o foco que o mestre Feng e toda a escola Hunyuan coloca é a de voltar ao "estado de Espirito Original Indivisível".

Essa atividade faz parte da programação do Sesc Verão.

Participação gratuita. Não é necessário inscrição antecipada.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Jair Diniz

Jair Diniz

Profissional com mais de 30 anos de experiência na área corporal chinesa. Além de professor é terapeuta com formação em acupuntura, massoterapia, fitoterapia e outras matérias da medicina chinesa. Também é artista plástico e incrementa sua visão artística a este conhecimento oriental.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/02/2019 a 26/02/2019

Dias e Horários

Terças, 10h às 11h.

Participação gratuita. Não é necessário inscrição antecipada.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Notícias


Sesc Verão
Ginástica Laboral, Ritmos Dançantes e Tênis de Mesa