Televisão e economia política: democratização da mídia
Voltar para o inícioPrograma
Rafael Vilela discute a democratização da mídia a partir da atuação da Mídia Ninja, que surgiu de um acúmulo de mais de 15 anos de produção mídialivrista no Brasil, de experiências que vão desde os fanzines e da blogosfera ao Fora do Eixo, rede que está em mais de 150 cidades no país e vem desenvolvendo tecnologias de comunicação e produção de conteúdo há sete anos. Nesse processo, aproximou de si outras redes, coletivos, jornalistas e mídialivristas que juntos deram início a um projeto que ao mesmo tempo conseguiu fortalecer um veículo independente e também catalisar uma rede de comunicação autônoma que usufrui dos frutos e ferramentas desenvolvidas durante esse histórico. Mídia Ninja é hoje uma rede descentralizada de comunicadores que buscam novas possibilidades de produção e distribuição de informação. São milhares de pessoas usando a lógica colaborativa de compartilhamento que emerge da sociedade em rede como premissa e ferramenta. A iniciativa veio à tona há um ano durante a cobertura do Fórum Mundial de Mídia Livre na Tunísia e, desde então, a Mídia Ninja vem realizando coberturas por todo Brasil, apresentando pautas e abordagens omitidas na mídia tradicional.
*Este debate faz parte do “Ciclo Linguagem Televisiva e Gestão”, que discute alguns formatos e conteúdos gerados e difundidos pela televisão no Brasil, e o modo como essa produção se relaciona com a cultura e a sociedade brasileira.
Palestrantes
Ivonete Lopes
Graduada em jornalismo, possui mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora de diversos artigos sobre políticas de comunicação no Brasil com ênfase na temática televisão pública. Editora do dossiê temático “Comunicação Pública: cenários e perspectivas” publicado pela Revista Eptic online.
Rafael Vilela
Fotógrafo e membro fundador do Mídia NINJA - Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação de uma rede internacional de fotojornalismo. Registrou a crise dos índios Guarani-Kaiowá , a desocupação de Pinheirinho, as manifestações de junho de 2013 e a deposição do presidente Mohamed Morsi no Egito.
Valter Sales
Bacharel e mestre em Comunicação Social (ECA-USP) e gerente do SescTV.
Data
10/09/2014 a 10/09/2014
Dias e Horários
Quarta, 14h às 17h.