Atividades

A fotografia entre a ruptura de paradigmas e a subversão de cânones.

Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana

Voltar para o início Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Na tentativa de equiparar-se a certas manifestações que a precederam, notadamente a pintura e a escultura, artisticamente mais "elevadas" segundo o sistema das artes, a fotografia, desde seu surgimento e em suas formas mais conservadoras, emulou e manteve a improdutiva separação por gêneros e subgêneros verificada na maioria das outras artes. Tal fotografia manteve igualmente o interdito a conteúdos, temas e assuntos.

A palestra busca analisar e interpretar algumas produções fotográficas no âmbito do retrato que, em solo norte-americano, desrespeitaram as normas artísticas vigentes para melhor compreender seu local e tempo históricos.

A partir de produções obscuras e nomes consagrados da fotografia naquele país, serão discutidas questões de gênero, raça e classe que põem em xeque a ideologia da América branca, criando pontes estéticas entre produção artística e vivência social.    


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Helouise Lima Costa

Helouise Lima Costa

Professora livre-docente pela USP.  Coordenadora da Divisão de Pesquisa, Teoria e Crítica do MAC-USP e coautora de “As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro”.
(Foto: Adriana Vichi)

 

Marcos Fabris

Marcos Fabris

Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Annateresa Fabris

Annateresa Fabris

Professora titular aposentada de História da Arte (ECA/USP) e livre docente pela mesma instituição.
(Foto: Edu Marin)

Data

27/01/2017 a 27/01/2017

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis