Atividades

Palestras baseadas na publicação Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos

Trajetórias das Desigualdades: educação e renda

Voltar para o início Trajetórias das Desigualdades: educação e renda

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


 


08/12 - Educação e renda no Brasil


O Brasil é notório por sua alta desigualdade social e baixo desempenho em termos educacionais. No final do século XX, o país permanecia entre as nações com maior desigualdade de renda do mundo e mais baixos níveis de escolaridade média. Durante grande parte do século XX, o foco das políticas públicas foi o “desenvolvimento econômico”, ainda que isso ferisse a justiça social. Nas últimas décadas, emergiu o consenso de “inaceitabilidade” da desigualdade, seja por suas consequências econômicas, seja pelo embasamento de justiça social. Nesse sentido, vários setores da sociedade identificaram a educação como prioritária para o combate à desigualdade. Entretanto, estudos recentes mostram que, apesar de relevantes, os programas de transferência de renda não constituíram o fator mais importante da redução recente da desigualdade de renda no Brasil, que teve sua origem principal no mercado de trabalho. Logo, se as principais dinâmicas que levaram ao decréscimo da desigualdade encontram-se no mercado de trabalho, justifica-se um olhar mais atento à evolução da demanda e oferta por trabalho qualificado na economia brasileira no período recente, na medida em que os diferenciais de salário por qualificação são um dos determinantes centrais da desigualdade de renda gerada no mercado de trabalho.


Com Charles Kirschbaum. 


10/12 - Educação e questão racial no Brasil.


Esta palestra se dedicará à análise da questão da desigualdade racial na educação e seu impacto no mercado de trabalho, concentrando o seu foco, especificamente, em dois aspectos: as diferenças de realização educacional e de retorno no investimento em educação superior entre brancos e negros. Ao mesmo tempo, esta se volta para a análise das transformações históricas que se processaram no campo desigualdades raciais voltadas para a oferta de oportunidades educacionais, a posse do diploma de ensino superior e seus efeitos no seio da vida social brasileira. 


Com Márcia Lima.

Palestras baseadas no livro Trajetórias das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos, resultado de pesquisas no Centro de Estudos da Metrópole da USP (CEM/Cepid).


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Fique por dentro.

Palestrantes

Charles Kirschbaum

Charles Kirschbaum

Doutor em Estudos Organizacionais pela FGV, possui pós-doutorado em Sociologia da Cultura pelo CEM-CEBRAP e em Sociologia Econômica pela Columbia University. É professor do Insper e pesquisador associado do CEM-CEBRAP.

Data

08/12/2015 a 10/12/2015

Dias e Horários

Terça e quinta, 19h às 21h.

Local

Valores

Grátis