TRANS_ENSAIO: embates entre pensata, ficção, jornalismo e poesia
Voltar para o inícioPrograma
Esta oficina de escrita criativa foca-se na produção, avaliação e leitura crítica de ensaios curtos. Intensiva, dura 6 aulas de 2 horas, em que são sugeridas cinco propostas de textos breves. Tendo em perspectiva o mais fluido dos gêneros - o ensaio - , os textos são trabalhados em seu flerte com a poesia, a crônica, a ficção e a reportagem.
Este curso baseia-se no ensaio "Ser o outro", publicado na revista Bravo (http://bravo.vc/seasons/s06e01). Alguns autores abordados: Montaigne, Geoff Dyer, César Aira, John Jeremiah Sullivan, Cynthia Ozik, Teju Cole, Leslie Kaplan, Jorge Luis Borges, Janet Malcolm, David Foster Wallace.
As aulas (exceto a primeira, expositiva) são divididas em duas seções: na primeira metade, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior; na segunda metade, teoria literária e leituras críticas. Portanto, a entrega de textos é essencial.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Ronaldo Bressane
Escritor, jornalista, tradutor e professor. Passou por Trip, seLecT, Estadão; colabora no caderno Aliás e na revista Bravo. É autor do romance Escalpo, dos romances gráficos V.I.S.H.N.U. e Sandiliche e do volume de poesia Metafísica Prática. Desde 2005 ensina escrita criativa em diversos gêneros, formatos e lugares. Site: ronaldobressane.com
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
07/02/2019 a 14/03/2019
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de Dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.