Atividades

Economia colaborativa e turismo: quais os benefícios dessa associação para consumidores, empresas e cidades? Como aprender com a experiência dos sistemas de hospedagem alternativos?

Turismo e economia colaborativa: práticas urgentes e desafios presentes

Voltar para o início Turismo e economia colaborativa: práticas urgentes e desafios presentes

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Esta palestra faz parte do Ciclo Ética no Turismo do Sesc SP que acontece mensalmente no Centro de Pesquisa e Formação durante o ano de 2016.

A economia colaborativa tem sido uma prática comum nas sociedades contemporâneas. O turismo, como muitos setores, tem incorporado essas práticas com sucesso e, em alguns casos, com muita polêmica.

Atividades de agricultura familiar, entretenimento, cultura e gastronomia de rua, arte urbana e hospedagem alternativa têm permeado as experiências turísticas e desafiado a lógica dos sistemas empresariais formais constituídos, forçando-os a reinventarem-se.

Neste contexto, o setor de hospedagem tem sido um dos mais dinâmicos, com sistemas como HomeAway, AirBNB, HouseTrip, Roomorama e Onefinestay funcionando integralmente e empresas como a Accor reagindo ao sucesso dessas alternativas de hospedagem inovadoras e criativas.

Baseadas em plataformas virtuais e no marketing consumidor-consumidor, as novas plataformas de hospedagem surgem como uma excelente possibilidade para o consumidor, ao mesmo tempo em que ameaçam empresas e mesmo as cidades, à medida que orientam a ocupação de imóveis residenciais por uma lógica comercial que desenha novos conflitos entre visitantes e residentes.

O que sabemos sobre esses serviços alternativos? Em que medida eles são de fato benéficos? Como constituem uma ameaça para os modelos tradicionais e negócio e de gestão urbana? Até que ponto a experiência vivida neste setor pode orientar experiências futuras?

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Milada Vigerova)

Palestrantes

Ana Paula Spolon

Ana Paula Spolon

Pós-doutora em Hospitalidade, doutora em Arquitetura e Urbanismo e Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/11/2016 a 25/11/2016

Dias e Horários

Sexta, 10h às 12h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis