Um estudo sobre as obras clássicas de viagem e aventura
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Ao longo do século XIX, o romance de aventura foi bastante explorado, sobretudo na Inglaterra. Inicialmente destinado aos adultos, esse gênero acabou conquistando as crianças e os jovens leitores, pois, em geral, nessas narrativas a personagem principal desloca-se pelo espaço, real ou imaginado, enfrentando perigos e tendo contato com o inesperado. Neste ciclo de palestras serão estudados os seguintes clássicos: Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift; A Ilha do Tesouro, de R. L. Stenvenson; Moby Dick, de Herman Melville; As aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho, de Lewis Carroll; Viagens ao centro da terra e Da Terra à Lua, de Júlio Verne. Para representar a produção brasileira, abordaremos a obra A Terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos.
O ciclo de palestras será desenvolvido tendo em vista três procedimentos básicos: apresentação de aspectos concernentes à produção das diferentes obras; análise literária de trechos das obras e procedimentos de práticas de leitura compartilhada.
Conteúdo:
Aspectos que nos ajudam a identificar uma obra clássica.
1. Nessas reflexões serão consideradas as contribuições de Ítalo Calvino, Erza Pound, T. S. Eliot e Jorge Luís Borges.
2. Uma viagem à Terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos.
A representação do mundo em Viagens de Gulliver.
1. A escrita de um deão irreverente: um olhar sobre as Viagens a diversos países remotos do mundo em quatro partes, por Lemuel Gulliver, a princípio cirurgião e mais tarde capitão de vários navios.
2. De como Jonathan Swift lança mão de um gênero bem comum ao seu tempo, as narrativas de viagem - que ganharam espaço na Europa, depois do advento das grandes navegações -, para fazer uma crítica mordaz à sociedade de sua época.
A Ilha do Tesouro, de R. L. Stevenson, uma história de piratas, urdida na era do imperialismo britânico.
1. Um pouco da história da pirataria.
2. Aventuras na Ilha do Tesouro e em outras paragens.
Moby Dick, o símbolo de uma civilização branca em agonia.
1. Herman Melville, um marinheiro em busca de seu lugar no mundo.
2. Da cruel caça às baleias ao símbolo de uma civilização branca em agonia e muito mais...
Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou lá, uma pitada de nonsense na Era Vitoriana.
1. A gênese das aventuras de Alice.
2. Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou lá: duas obras complementares.
Júlio Verne viajante de mundos conhecidos e desconhecidos.
1. Júlio Verne e J. P. Hetzel, dois homens à frente de seu tempo: o encontro entre um escritor visionário e um editor combativo.
2. Um olhar sobre a vasta obra de Júlio Verne no contexto de sua produção, com destaque para Viagens ao centro da terra e Da Terra à Lua.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Gulliver's Travels - Jonathan Swift)
Palestrantes
Maria Schtine Viana
Doutoranda na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
(Foto:Acervo Pessoal)
Data
10/07/2017 a 19/07/2017
Dias e Horários
Segundas e Quartas, 14h30 às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.