Atividades

Lançamento do livro e conversa com a autora

Curso Presencial
Um mundo onde caibam muitos mundos: educação descolonizadora e revolução zapatista

Voltar para o início Um mundo onde caibam muitos mundos: educação descolonizadora e revolução zapatista

Programa

livro "Um mundo onde caibam muitos mundos: educação descolonizadora e revolução zapatista", de Ana Paula Morel, retrata e celebra, no marco dos trinta anos do levante zapatista, uma das insurreições mais apaixonantes das últimas décadas.

A autora viveu em Chiapas como pesquisadora e aluna de espaços educativos do movimento zapatista, realizando tese de doutorado que foi publicada em livro no último ano. Como dito por Eduardo Viveiros de Castro, o livro experimenta com as teorias zapatistas que produzem uma poderosa crítica do capitalismo enquanto "des-lugarização", a separação das pessoas de seus lugares, a abstração violenta dos vínculos constitutivos de todos os povos indígenas, a começar pela relação destes com a terra e, portanto, com a Terra.  

O livro traz ainda uma reflexão sobre o urgente chamado zapatista ao advento de "um mundo onde caibam muitos mundos", lema que não só exprime a solidariedade entre os múltiplos mundos que se veem diante do colapso ecológico global, como propõe uma transformação radical dos pressupostos metafísicos que habilitaram o Antropoceno.

A autora discutirá essas e outras questões em conversa seguida de sessão de autógrafos.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Ana Paula Morel

Ana Paula Morel

Antropóloga, educadora popular e professora da UFF. Fez doutorado em Antropologia no Museu Nacional (UFRJ) sobre educação zapatista.  Neste período, foi pesquisadora visitante do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) no México.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/04/2024 a 18/04/2024

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 18/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora