Atividades

O sobrado geminado em estilo eclético foi projetado por Oscar Americano tem papel central na cultura brasileira

Visita à casa da Rua Lopes Chaves

Voltar para o início  Visita à casa da Rua Lopes Chaves

Programa

Visita ao número 546 da Rua Lopes Chaves, na Barra Funda, em São Paulo, onde viveu Mário de Andrade e sua família. Tombado pelo Condephaat e pelo Conpresp, o sobrado geminado em estilo eclético foi projetado por Oscar Americano, no início da década de 1920. Seu maior valor, entretanto, é o papel central que exerceu na cultura brasileira dos anos 1920, 30 e 40, como endereço de milhares de cartas recebidas e enviadas ao escritor e como ponto de encontro entre inúmeros artistas e intelectuais articulados em torno de Mário de Andrade. Sob a administração da Secretaria de Estado da Cultura, acaba de passar por uma reforma coordenada por Carlos Augusto Calil, que musealizou alguns cômodos, evocando a presença de Mário no imóvel.

Palestrantes

Carlos Augusto Calil

Carlos Augusto Calil

Professor do Curso Superior do Audiovisual (ECA/USP). Foi dirigente de instituições culturais, como Embrafilme, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo. De 2005 a 2012 foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. No momento organiza a publicação da obra de Paulo Emílio pela Companhia das Letras e supervisiona o evento 100 Paulo Emílio.
(Foto: Acervo pessoal)

Data

13/05/2015 a 13/05/2015

Dias e Horários

Quarta, das 15h às 18h.

* DATA ALTERADA PARA 25/5.

Local

Esta atividade acontecerá na casa da Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda (Metrô Marechal Deodoro ou Barra Funda) São Paulo.

Valores

Atividade gratuita mediante inscrição.

Inscreva-se agora