Xangô rezado baixo: Perseguição religiosa na Primeira República
Voltar para o início
Programa
A palestra versará sobre tema que foi objeto da minha pesquisa de doutorado e que resultou na publicação do Livro Xangô rezado Baixo: Religião e Política na Primeira República, o qual trata de um dos episódios mais violentos de que se tem notícia na história das religiões afro no Brasil. Trata-se da invasão das casas de culto religioso de natureza africana em Maceió em 1912 e que implicou a debandada dos país e filhos de santo de Alagoas, os quais buscaram abrigo em estados vizinhos como Pernambuco e Bahia. Essa diáspora acarretou um silêncio sobre a memória daquelas práticas religiosas alagoanas, concorrendo para o surgimento dessa modalidade exclusiva de culto que se convencionou chamar “Xangô rezado baixo”. A atividade contará ainda com a exibição de um documentário (52min) sobre o evento.
(Foto ilustrativa: Shango Maraca Necklace - Nicole Lasher CC BY 2.0)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Cleber de Carvalho Lima
Mestre e doutorando em Artes Cênicas pela ECA/USP. Docente e Coordenador na graduação e pós-graduação (FACCAMP e FACASPER).
Data
29/04/2015 a 29/04/2015
Dias e Horários
Quarta, 18h às 21h.