Notícias

Acervos Digitais - Bibliotecas
Quatro bibliotecas com acervo online e gratuito

Acervos Digitais - Bibliotecas

Milhares de livros e documentos escritos podem ser facilmente acessados em acervos digitais do mundo todo.

No Cultura Online dessa semana apresentamos 4 bibliotecas com vasto acervo online e gratuito.

1) Projeto Gutenberg
Fundado pelo escritor Michael Hart, considerado o inventor do livro eletrônico, o Projeto Gutenberg se propõe a disponibilizar livros online gratuitamente. A plataforma oferece mais de 38.000 títulos que podem ser buscados por idioma, autor, pelos 100 livros ou autores mais procurados. Entre os milhares de títulos encontramos muitos clássicos como A metamorfose de Kafka, Guerra e Paz de Tolstoy, Os miseráveis de Victor Hugo, Dom Quixote de Cervantes e muitos outros.

2) Biblioteca Digital Mundial
De iniciativa da Unesco e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a Biblioteca Digital Mundial reúne acervos de instituições de dezenas de países em formatos e línguas diversas. É possível explorar seu conteúdo composto por mais de 19.000 itens por tipo de item, país, idioma, período, instituição, linhas cronológicas e por meio de mapas interativos. Disponível em português.

3) Library of congress
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é considerada a maior biblioteca do mundo, seu acervo contém milhões de itens entre livros, fotografias, mapas, periódicos, manuscritos, gravações em áudio e vídeo. Sua versão online é igualmente rica, ainda que nem todo seu acervo seja acessível por meio digital. O acervo contém desde obras raras e documentos oficiais a quadrinhos e livros recém-lançados em mais de 480 idiomas.

4) Biblioteca Digital Brasil da Fundação Biblioteca Nacional:
A Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza sua versão digital sob o título de Biblioteca Digital Brasil com mais de 2 milhões de itens. É possível explorar a Hemeroteca Digital Brasileira cujo acervo é composto por jornais, revistas, boletins, anuários e também por dossiês que são recortes temáticos do acervo como o Projeto Resgate Barão do Rio Branco que reúne milhares de páginas de manuscritos sobre o Brasil que se encontravam em posse de outros países como Portugal e Holanda.