Notícias

América Latina: transgressões e transformações
Um continente em constante ebulição

América Latina: transgressões e transformações

As transformações da América Latina sempre estiveram profundamente ligadas às lutas contra a dominação. Desde a entrada no mapa da história europeia e a luta contra a colonização espanhola e portuguesa até os últimos decênios do século XX , quando as mudanças drásticas nas configurações do poder consequentes dos resultados da Segunda Grande Guerra – independências de ex-colônias, Revolução Russa e disputa pelo domínio mundial entre URSS e Estados Unidos – espalharam pelo mundo uma onda de movimentos revolucionários.

Na América Central e do Sul diversos movimentos originários do campesinato e do proletariado urbano buscaram transgredir a realidade autoritária e dependente do imperialismo estadunidense e instaurar novas realidades políticas para os países latinos americanos. A Revolução Mexicana (1910 – 1920), cuja morte de um de seus maiores líderes, Emiliano Zapata, completa  100 anos e a Revolução  Cubana, que completou 60 anos em 2019, são apenas alguns exemplos.

Para além das questões políticas, houve importantes transformações nos campos cultural e social, reflexos de uma luta dada no campo subjetivo, em que a emancipação intelectual e a valorização de uma identidade latina que levasse em conta os aspectos diversos da formação populacional destes territórios tivessem lugar nos campos de legitimação sócio cultural e político.

Dessa forma, o campo de transgressões latino-americanas não se restringe apenas ao espaço das irrupções políticas, mas apresenta-se no campo místico, na religiosidade sincrética latino americana; no campo literário, das escritas transgressivas – com participação efetiva ou não nos processos revolucionários – dos autores sulamericanos; na música, nas artes visuais etc.

Assim, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc propõe, nos meses de março e abril, uma reflexão sobre diferentes aspectos históricos, culturais e políticos da América ao longo do século XX e início do século XXI. 

Retomar o século passado e seu legado histórico - para compreender como se deram as reivindicações populares, os movimentos de efervescência cultural e as transformações nos costumes -  é primordial para entendermos os desafios contemporâneos que se colocam para toda a região.

Confira a programação completa clicando aqui.

(Ilustração: Diego Rivera - Mural apresentando Emiliano Zapata. Wikimedia Commons.)