Notícias

Centro de Pesquisa e Formação nos 70 anos do Sesc
Sesc 70 anos

Centro de Pesquisa e Formação nos 70 anos do Sesc

Na semana em que o Sesc completou 70 anos, o Centro de Pesquisa e Formação recebeu 3 figuras emblemáticas da nossa cultura.

No dia 13 de Setembro estiveram presentes na unidade o artista plástico Nuno Ramos e o comunicólogo Marcelo Tas.

Para compor suas obras, Nuno Ramos emprega diferentes suportes e materiais, e trabalha com gravura, pintura, fotografia, instalação, poesia e vídeo.
Já faturou diversos prêmios, incluindo o Grand Award (pelo conjunto da obra) - da Barnett Newmann Foundation (2007). Publicou até o momento nove livros, incluindo Ó, pela Editora Iluminuras, ganhador do Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
Logo pela manhã ele nos contou um pouco da sua vida e das histórias que acumulou em mais de 30 anos de carreira e que o consolidaram como um dos artistas mais inquietos e influentes da sua geração.



E a noite foi a vez de Marcelo Tas bater um papo com o público.

Pouca gente sabe, mas sua ligação com o Sesc vem lá da década de 80, quando Tas, antes de dar vida a personagens como  Ernesto Varela, Telekid e Professor Tibúrcio frequentou o Centro de Pesquisa Teatral , sob a batuta do diretor Antunes Filho.

Em quase duas horas de conversa ele contou sua trajetória, fez piadas, gravou um vídeo e respondeu as perguntas do público, sem utilizar nenhum “Porque sim”.




No dia 15 recebemos o dançarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo, criador da Escola de Reeducação Movimento e do Método Bertazzo de Reeducação do Movimento.



Ivaldo já é desenvolveu uma série de trabalhos em parceria com o Sesc.

Podemos destacar o DVD Samwaad – Rua do encontro, que apresenta uma fusão harmônica das culturas indiana e brasileira.

O espetáculo reúne 54 bailarinos não-profissionais do projeto Dança Comunidade, coordenado por ele.

Trecho do DVD Samwaad - Rua do Encontro

Nesse encontro ele esbanjou bom humor e simpatia, e não deixou o público parado um instante sequer.

Com exercícios posturais e respiratórios sorriu, brincou e até cantou.


Foram três encontros que ilustraram bem o trabalho que o Sesc vem desenvolvendo desde a sua fundação há 70 anos atrás, promovendo a inclusão, a diversidade e a fusão de linguagens, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano .

E que venham os próximos 70 anos!