Notícias

Entrevista Rosana Paulino
A condição das mulheres negras perante um país marcado pela profunda desigualdade social e pelo preconceito racial.

Entrevista Rosana Paulino

Rosana Paulino, é artista visual, pesquisadora e educadora. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres. Tem participado de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Possui obras em importantes museus, nacionais e internacionais, tais como: (UNM) University of New Mexico Art Museum, New Mexico, EUA, Museu Afro-Brasil e (MAM) Museu de Arte Moderna de São Paulo, ambos de São Paulo. Na entrevista concedida para a Revista do Centro de Pesquisa e Formação, número 5, a artista aborda a sua história, a relação com as artes e as reflexões que atravessam as suas obras em torno de questões sociais, raciais e de gênero.

Com um olhar atento ao processo de constituição histórica da sociedade brasileira, Rosana Paulino coloca no centro de seu trabalho a condição das mulheres negras perante um país marcado pela profunda desigualdade social e pelas violências decorrentes das estruturas legadas pela colonização e escravidão. Ao mesmo tempo, a artista tece linhas fundamentais de reflexão sobre objetos que fizeram parte de sua história particular e familiar que adicionam maior potência às suas obras.

Esta costura estética e intelectual revela-se em suas palavras quando comenta:
“Neste sentido, os objetos que me rodeiam e que, muitas vezes, estiveram presentes durante minha formação – e estão, ainda hoje, em minha vida – são importantes para pensar quem eu sou, qual minha relação com a sociedade na qual eu vivo. [...] Um exemplo: minha mãe foi bordadeira quando eu era criança. Isso ajudava a pagar nossos estudos. Além disso, ela fazia nossos vestidos, nossas roupas, para economizar. O bordado ou a costura, como trabalho, nunca foram profissões valorizadas e estão historicamente ligados às mulheres e a determinadas camadas sociais, geralmente as mais baixas. Eleger a costura como um dos elementos da minha poética fala muito sobre quem eu sou e de onde eu vim.”

A reflexão sobre um processo mais amplo, que envolve a formação social do país, somada à consciência sobre a sua história, a trajetória familiar e os objetos cotidianos que integraram os contornos de sua experiência, revelam aspectos fundamentais para compreender o modo como a artista concebe o seu trabalho e o meio pelo qual tenciona a relação entre forma de conteúdo em suas obras.

Em consonância com estas discussões, Rosana Paulino também aborda questões acerca de sua formação como artista, sobre a presença das mulheres na arte brasileira e em torno das relações entre arte e política que podem ser conferidas na entrevista completa cedida a Revista do Centro de Pesquisa e Formação.