Em uma parceria com o Sesc SP, o Flitabira, em sua 5.ª edição, presta uma homenagem especial ao escritor gaúcho Érico Verissimo (1905–1975), celebrando 120 anos de seu nascimento. Autor de obras fundamentais da literatura brasileira, como “Olhai os lírios do campo” e a trilogia “O tempo e o vento”, Érico permanece como um dos narradores mais sensíveis e críticos da vida nacional — um escritor que uniu arte, ética e humanidade.
Para celebrar seu legado, o Sesc São Paulo e o Flitabira criaram o Ciclo de Debates Virtuais “Érico Verissimo: 120 Anos”.
A série de encontros reúne escritores, artistas e estudiosos que revisitam a obra e a vida do autor sob diferentes perspectivas, revelando a atualidade de seu pensamento e sua profunda influência sobre a cultura brasileira, sempre mediados pelo jornalista Chico Mendonça.
O Flitabira é apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira, e todas as atividades da programação são gratuitas.
As conversas estão disponíveis com os seguintes temas e convidados:
• “A coragem e a excelência na arte de transgredir”, com Sérgio Rodrigues
• “Érico ainda vive em nossas Letras”, com Itamar Vieira Junior e Paulo Scott
• “A arte final de O Continente”, com Eloar Guazzelli
• “O Continente sob a ótica do coração”, com Letícia Wierzchowski
• “Um passeio poético pela obra de Érico Verissimo”, com Márcia de Lima e Silva
• “Um olhar aguçado e sereno sobre a obra de Érico Verissimo”, com Jeferson Tenório
• “Um certo Capitão Rodrigo”, com Thiago Lacerda
• “Meu avô”, com Fernanda Veríssimos
• “A integridade do autor e as inovações de sua obra”, com Luiz Ruffato
Só dar play na playlist abaixo:
O Ciclo Érico Verissimo 120 Anos integra a programação do 5.º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro de 2025, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”.
O festival é uma realização da Associação Cultural Sempre Um Papo, com curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches, e celebra também os 80 anos do livro A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade.
O Festival homenageia os escritores Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado.