Notícias

Acervos Fotográficos
Cultura Online

Acervos Fotográficos

No Cultura Online desta semana destacamos cinco acervos fotográficos disponíveis na internet e repletos de imagens históricas para o deleite de pesquisadores e entusiastas da fotografia.

Aproveitem!

1) Brasiliana Fotográfica:
A Brasiliana fotográfica é um acervo colaborativo que reúne mais de 6.000 imagens de 11 instituições diferentes como a Fiocruz, Fundação Joaquim Nabuco, Museu Aeroespacial e outras. A iniciativa, capitaneada pela Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles, se propõe não apenas a facilitar o acesso do público a essas imagens, mas também promover a reflexão sobre tais acervos e sua preservação. Além do acervo que pode ser acessado por data, assunto, local e comunidades, a plataforma dispõe de artigos semanais sobre história da fotografia escritos por curadores convidados.

2) Biblioteca de fotografia do Instituto Moreira Salles:
Com mais de 40 mil imagens, a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles tem como principal objetivo incentivar a pesquisa. As buscas podem ser feitas por assunto, fotógrafos e coleções. A plataforma conta ainda com perfis de fotógrafos, com a possibilidade de solicitar o uso das imagens de interesse e com a criação de uma conta própria para gerenciamento de suas pesquisas.

3) Fototeca Fundação Pierre Verger:
Pierre Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, antropólogo e etnólogo francês que viveu no Brasil durante grande parte da sua vida. A fundação que leva seu nome se dedica a preservar e divulgar sua obra. A Fototeca disponibiliza mais de 6.000 fotografias que registram a cultura popular de cinco continentes subdivididas por países.

4) Catálogo de identidades fotográficas da Biblioteca Pública de New York:
A Biblioteca pública de New York disponibiliza uma plataforma de fotografias intitulada “Catálogo de Identidades Fotográficas” com mais de 190 mil registros onde se pode encontrar informações sobre todas as atividades envolvidas na cadeia de produção fotográfica. É possível fazer buscas por nomes, data, país, assunto e conhecer curiosidades sobre a arte fotográfica.

5) Europeana:
A Europeana é uma plataforma que reúne acervos temáticos em textos, imagens, vídeos, sons, de assuntos como moda, arqueologia, mapas, história natural, esporte, música de todo o continente europeu. Em fotografia encontramos mais de 3 milhões de itens que podem ser filtrados por imagens de uso livre (cerca de 890 mil itens), país e
galerias como a de retratos em grupos, fotos aéreas, etc. Há também exposições online como a “Power to people” que reúne fotografias históricas de multidões.