Notícias

Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações
Uma parceria entre o Sesc São Paulo e o Grupo de Estudo e Pesquisa Acessibilidade em Museus (GEPAM)

Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações

Esta publicação é um desdobramento da parceria entre o Sesc São Paulo e o Grupo de Estudo e Pesquisa Acessibilidade em Museus (GEPAM) que, juntos, realizaram o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações, em maio de 2018.  
 
A publicação discute o papel das instituições na acessibilidade  e como elas têm sido agentes na transição do espectador para o curador. Os autores abordam programas de acessibilidade, apontando desde as dificuldades para a elaboração de projetos culturais acessíveis a todos até o reposicionamento para a participação efetiva de todos os públicos, trazendo o protagonismo de pessoas com deficiência em espaços culturais. 
 
Atualiza as discussões sobre a frequência, a recepção e a formação de públicos com deficiência em espaços culturais, verificando as abordagens das instituições e suas programações. Há muitos elementos capazes de promover a acessibilidade a todos os públicos em espaços culturais: aparelhos de audiodescrição, audioguias, videoguias, tradução em LIBRAS, materiais em Braille e profissionais preparados para lidar com esses visitantes. 
 
Mas, para além desses dispositivos, os debates e reflexões sobre a acessibilidade cultural têm investido crescentemente na participação direta dos frequentadores com deficiência na elaboração das programações e nas curadorias dos espaços culturais.

Para baixar a publicação, clique aqui.