Notícias

As múltiplas facetas de Tristão de Athayde
Alceu Amoroso Lima - 2017

As múltiplas facetas de Tristão de Athayde

Alceu Amoroso Lima, também conhecido como Tristão de Atahyde é um dos principais intelectuais brasileiros do século XX.

Crítico literário, ensaísta e professor, transitou entre a ciência e a religião, entre a crítica e a produção artística, e entre a política e o ensino.
Aderiu ao movimento modernista e anos mais tarde ocupou a linha de frente na denúncia às frequentes violações dos direitos humanos durante a ditadura civil-militar de 1964.

Foi também o representante brasileiro do Concílio Vaticanos 2º e participou da fundação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez parte do Conselho Nacional de Educação e foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Para resgatar um pouco da vida e da obra deste ilustre pensador brasileiro, entre os meses de Junho e Julho de 2015, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realizou o “Ciclo Tristão de Athayde – O pensamento e a época de Alceu Amoroso Lima”.

A atividade teve a curadoria do professor Guilherme Arduini e reuniu estudiosos da sua obra, familiares e amigos de Alceu Amoroso Lima e serviu para homenagear e contribuir para disseminar o pensamento deste grande intelectual humanista.

E desses encontros originou-se a publicação “Coletânea Ciclo Tristão de Athayde - Alceu Amoroso Lima 2017”, disponibilizado aqui, gatuitamente.