Notícias

Brincar é um Direito
CPF Sesc na Semana Mundial do Brincar

Brincar é um Direito

A Semana Mundial do Brincar é uma ação em rede que busca a garantia do brincar como fundamento e expressão genuína da criança, e convida toda a sociedade à reflexão e debate sobre a importância desse ato na vida humana. A campanha que é realizada no Brasil, desde 2009 pela Aliança pela Infância, conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013.
 
Esse ano, em decorrência da complexa realidade da atual pandemia da COVID-19, a Semana Mundial do Brincar acontece entre 23 a 30 de maio com ações virtuais sob a reflexão que as crianças, mesmo em meio a um cenário global tão adverso nunca param de brincar.
 
Considerando que o brincar é um direito absoluto da criança, o o advogado Guilherme Perissé apresenta brevemente o histórico dos estatutos e legislações direcionadas aos direitos da infância e sua interpretação e aplicabilidade na sociedade, tendo a criança no foco da ação, como uma cidadã plena de direitos.
 
Guilherme Perissé é advogado, fundador do coletivo Advogados Ativistas, defensor dos Direitos Humanos em especial de crianças e adolescentes e mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC.
 
 
Referências sobre o Direito ao Brincar:
 
Manual de Orientação Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes – 2019 – Sociedade Brasileira de Pediatria – Instituto Alana.
 
Brincadeira – O Começo da Vida
 
Brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
 
BNCC na prática: como garantir o direito de brincar na Educação Infantil.
 
Direito ao Brincar – Intenational Play Association.
 
A infância e o direito de brincar: da didatização do lúdico à expressão livre das crianças .
 
O ECA e o Direito de Brincar.
 
General Comment ao artigo 31.

Para saber um pouco mais sobre as atividades do Sesc na Semana Mundial do Brincar, acesse o artigo Brincar entre o Céu e a Terra.