Notícias

CPF a caminho da acessibilidade

CPF a caminho da acessibilidade

O Centro de Pesquisa e Formação busca estimular ações articuladas entre produção de conhecimento, formação e difusão.  Além das salas de aula, as salas de estudos, espaço de leitura e biblioteca com acervo de mais de dez mil volumes estão disponíveis para o público frequentar nossa unidade não só durante as aulas ou palestras.

Já há algum tempo, o CPF se preocupa em preparar atividades que sejam acessíveis aos mais diversos públicos. Praticamente toda a programação conta com tradução em LIBRAS, que pode ser solicitada no momento da inscrição, até dois dias antes da atividade.

Expandindo o compromisso com a acessibilidade, tornamos nossa biblioteca um ambiente mais integrado e acolhedor, a equipando com dois novos aparelhos: o Sara - aparelho de digitalização e leitura – e o Topaz, ambos desenvolvidos para pessoas cegas ou de baixa visão.

Imagem: Ana Paula Bertoni

O Sara é um leitor automatizado. A publicação é introduzida no scanner do aparelho que automaticamente reconhece a página, captura a imagem e faz a leitura. Ele refaz o processo toda vez que a folha é virada. O aparelho é capaz de digitalizar os mais diversos materiais tais como livros, revistas e jornais. Além disso, o Sara é equipado com o chamado Linha Braile, espécie de teclado que faz a tradução em tempo real e possibilita leituras em Braile.

Topaz, por sua vez, é uma espécie de microscópio que aplica zoom em publicações, aumentando o tamanho das letras, mudando a cor do texto, cores de fundo e realçando as palavras. O aparelho foi pensado para facilitar a leitura de pessoas com baixa visão.

Convidamos você a visitar o Centro de Pesquisa e Formação!