Notícias

Dicas de conteúdo esportivo
Com Marcelo Duarte

Dicas de conteúdo esportivo

Você está sentindo falta de conteúdo esportivo?

Com o cancelamento dos eventos de esporte, ficamos sem opção para assistir às competições ao vivo.
Pensando nisso, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP preparou dicas de conteúdo para você pesquisar e desfrutar em sua casa.
Nesta série de vídeos, o jornalista e escritor Marcelo Duarte apresenta curiosidades esportivas e também ideias de livros e filmes. Marcelo, autor da coleção O Guia dos Curiosos, é também fundador da editora Panda Books. Foi escolhido nos últimos três anos como um dos 10 jornalistas mais influentes na área de mídia falada da categoria Cultura no prêmio Comunique-se.
No primeiro vídeo, o jornalista mostra sua coleção de camisas de times de futebol. Uma mais diferente que a outra. Aproveita para mostrar livros que contam as histórias dos chamados "mantos sagrados". O primeiro deles é  “A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil”, todo ilustrado e repleto de curiosidades.



Nesse segundo vídeo, você encontra dicas sobre a série “The English Game”, que conta um pouco da história da Copa da Inglaterra, criada em 1871, o torneio de futebol mais antigo ainda existente. Mostra também a trajetória de Fergus Suter, considerado o primeiro jogador profissional do mundo. Além de mostrar as precárias condições do jogo inglês em seus primórdios, "The English Game" discorre sobre a luta de classes. O futebol era apenas para os aristocratas ou poderia ser jogado também pelos operários?



Este ano, Pelé, o Rei do Futebol, completará 80 anos!
E esse é o tema do nosso terceiro vídeo com dicas de conteúdo esportivo. Marcelo Duarte já está se preparando para a comemoração e mostra os principais itens de sua coleção sobre Pelé. Conta também como foi seu encontro com o Rei para uma entrevista exclusiva em que precisava fazer uma pergunta que nunca ninguém tivesse feito ao maior jogador de todos os tempos.
Nas sugestões de livros e filmes, Marcelo começa com o documentário "Pelé Eterno", lançado em 2004. Entre as obras destacadas estão “Eu sou Pelé”, livro de 1961, escrito pelo hoje novelista Benedito Ruy Barbosa, e “De Edson a Pelé”, do jornalista Luiz Carlos Cordeiro, que detalha a infância e os primeiros times de "Dico" em Bauru-SP.



Quer dicas de leitura com conteúdo esportivo para as crianças?
Então assista ao nosso quarto vídeo da série de dicas esportivas, elaborado por Marcelo Duarte, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
Neste vídeo, Marcelo conta sobre livros que podem ser lidos junto com as crianças, como “O gênio do crime”, escrito por João Carlos Marinho. A obra completou 50 anos em 2019 e continua atual e intrigante (para adultos e crianças!).



Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021, mas você pode se informar sobre todos os atletas que representaram o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Neste vídeo ele indica o livro "Atletas Olímpicos Brasileiros", organizado pela professora Katia Rubio, colunista do jornal Folha de S. Paulo.  Ao longo de 648 páginas, são apresentadas 1796 fichas de atletas brasileiros que participaram das Olimpíadas. O trabalho de pesquisa durou 16 anos - ou quatro períodos olímpicos.
Além de dicas de livros, Marcelo aproveita para revirar seu baú de lembranças dos seis Jogos Olímpicos em que esteve presente (1988, 1996, 2004, 2008, 2012 e 2016).



Marcelo Duarte, escritor e jornalista, cobriu quatro Copas do Mundo e duas edições de Jogos Panamericanos.
É autor de "O Guia dos Curiosos - Jogos Olímpicos", pela Panda Books. Publicou também 5 livros pela Coleção Vaga-Lume, da Editora Ática. O primeiro foi "Jogo Sujo", que acaba de ser relançado. Outro que trata da temática futebol é "O Mistério da Figurinha Dourada", uma homenagem a João Carlos Marinho, falecido no ano passado. Marcelo é autor ainda de "Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News", a primeira publicação brasileira a tratar de notícias falsas para o público infanto-juvenil. Durante sua passagem pela emissora ESPN Brasil, apresentou programas líderes de audiência, como o “Loucos por Futebol”.




Aproveite as dicas e compartilhe!