Notícias

Escutando cidades
Cartografias Sonoras

Escutando cidades

Você já ouviu falar em Cartografia Sonora? O que é escutar a cidade? É possível escutar o passado? Sabia que você pode ajudar a construir a cartografia sonora da cidade de São Paulo?

Na esteira dos estudos culturais e dos novos objetos da história, aliadas às novas tecnologias, as paisagens sonoras têm sido ressignificadas. Conceito desenvolvido pela equipe de Murray Schafer (músico, compositor, ambientalista, professor e investigador canadense), paisagem sonora ou "soundscape" se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos permeia, sejam sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.

No #culturaonline de hoje, separamos alguns exemplos do que a tecnologia tem feito nos estudos das paisagens sonoras para você entrar neste universo fascinante da história dos sons e  literalmente flanar pelos sons das cidades do presente ou ainda aproximar-se do que poderia ser uma paisagem sonora de uma cidade no passado.

A primeira sugestão é um vídeo, o Som do Passado, em que o historiador Robert Darnton explica um pouco mais sobre “ouvir o passado”: “Um dos principais desafios dos historiadores é o som. Como estudar o som do passado sem ter acesso a estes registros?” O historiador discorre sobre o problema trazendo o caso das canções populares de Paris (1750) que retratavam as notícias da época, o que gerou o projeto Cabaret eletrônico.



A possibilidade de ouvir o passado é desejo antigo das ciências humanas, seja da musicologia, antropologia ou história, pois para nós do presente, a real possibilidade sempre foi “ouvir os mortos com os olhos” (CHARTIER).
Aqui estão sites de projetos de reconstrução de paisagens sonoras conduzidas por historiadores:

Os loucos anos vinte em Nova York;
Paisagens sonoras de Granada e Sevilha;
Paris du XVIII siècle

Em um mundo guiado pelo estímulo visual, diversos países e profissionais têm se dedicado a ouvir as cidades como forma de melhor compreendê-las e propor soluções urbanas mais humanizadas. E aqui estão algumas iniciativas de cidades que estão construindo sua cartografia sonora, se você mora em São Paulo já pode contribuir:

SP Soundmap (São Paulo)

Lisbon Sound Map

Archivo Sonoro

Belfast Sound Map

Berlin Wall of Sound

British Library Sounds

Caceres Field Recordings

Douro Mapa Sonoro (Rio Douro)

Escoitar (Galiza)

Firenze Sound Map

Fleurieu Soundmap (Austrália)

Inukjuak Sound Map (Canadá)

London Sound Survey


Mapa Sonoro de Guayaquil (Equador)

Mapa Sonoru (Astúrias)

MoMA Studio Sound Map

Montréal Sound Map

Nature Soundmap

Peru

Pomona College Soundmap

Portland Sound Map

Seoul

Sonidos de Rosario (Argentina)

Sons de Barcelona

SoundSeeker (Nova Iorque)

Tokyo Field Recordings

E, não podemos deixar de mencionar, outro viés das paisagens sonoras, a ecologia acústica e o trabalho apaixonante de Bernie Krause, para quem:  “as paisagens sonoras naturais são as vozes de sistemas ecológicos completos. Todo organismo vivo, do maior ao mais diminuto, e cada lugar da Terra, têm sua própria assinatura acústica.” Ele é criador do livro e do site “Orquestra dos animais”  e do "Santuário Selvagem".

Ajuste o fone de ouvido e boas escutas!